Deputado Geraldo Pudim é eleito relator da CPI dos Ônibus na Alerj - Maira Coelho /Agencia O Dia
Deputado Geraldo Pudim é eleito relator da CPI dos Ônibus na AlerjMaira Coelho /Agencia O Dia
Por JONATHAN FERREIRA

Rio - O deputado Geraldo Pudim (PMDB) foi escolhido para ser o relator da CPI dos Ônibus da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na manhã desta terça-feira. O parlamentar foi o único candidato. Enquanto isso, o deputado Gilberto Palmares (PT) foi escolhido como vice-presidente. A próxima reunião da CPI foi marcada para a próxima segunda-feira.

Na reunião, o deputado Flávio Serafini (Psol) detalhou a proposta da CPI e destacou que o objetivo é apurar as condutas ilícitas de parlamentares. "Queremos apurar de que forma essas condutas afetaram a qualidade da Casa, o preço e a qualidade do serviço. E ver também quais consequências essas condutas geraram para a população", explicou. Os trabalhos da CPI também devem contemplar as linhas de ônibus que atendem moradores de todo o estado. "Cidades do interior convivem com monopólio nas linhas intermunicipais", afirmou Serafini.

Já o deputado André Lazaroni (PMDB) questionou sobre os recursos destinados aos vales-transporte. "O trabalhador coloca 6% do salário e o patrão complementa. Onde vai parar o recurso quando o trabalhador não utiliza o benefício? Isso é uma das coisas que a COI precisa descobrir. Esses valores tinham que ser devolvidos ao trabalhador e ao patrão. Temos que nos debruçar sobre o caso. Outra dúvida, que a CPI pode contribuir, é a contrapartida do governo a complementação das passagens dos estudantes. O subsídio. Como é feita a aferição?", questionou.

O deputado Gustavo Tutuca (PMDB) também lembrou dos erros cometidos no passado na gestão e na qualidade do serviço de transporte, e afirmou que a CPI precisa apresentar resultados para a melhoria do serviço. "Não esquecer o que ficou no passado, mas ter um olhar de aprendizado para saber o que devemos fazer no futuro. Não é possível que, com o nível de tecnologia que temos no mundo, não apresentarmos nessa CPI soluções para melhorar a transparência e a qualidade do serviço", declarou.

Tutuca disse que está prevista uma licitação para o serviço de ônibus intermunicipal. "Várias instituições estão fazendo investigação criminal ligada ao transporte. Nessa Casa, o Conselho de Ética está cuidando dos parlamentardes que estão presos. Precisamos aprender com os erros para apresentarmos melhorias", concluiu.

Você pode gostar
Comentários