Joceni Clemente está colocando produtos em um isopor
 - Estefan Radovicz
Joceni Clemente está colocando produtos em um isopor Estefan Radovicz
Por Marina Cardoso

Rio - Quatro dias após o temporal que caiu no Rio, na última quarta e madrugada de quinta-feira, moradores de diversas regiões do Rio ainda enfrentam, na tarde deste domingo, falta de luz. A concessionária Light diz que segue atuando, mas que não tem um prazo para estimar, uma vez que variam de acordo com cada situação encontrada e dos danos na rede elétrica. A região da Penha concentra o maior número de ocorrências.

As regiões que permanecem sem luz são alguns bairros localizados na Zona Norte e Oeste do Rio. É o caso do bairro de Quintino, onde mora a aposentada Joceni Clemente, de 62 anos, que está sem luz desde a noite de quarta-feira, quando o transformador da Rua Duarte Teixeira estourou. Ela tem se dividido entre a sua casa e de amigos. "Tive que armazenar alguns produtos na casa de amigos senão iriam estragar. O que deu para deixar aqui estou mantendo em um isopor. Já foram centenas de ligações para a Light sem uma resposta. Resolvemos ir em uma unidade próximo daqui e eles disseram que tinham bairros com mais urgência", explica a aposentada.

Próximo dali, o comerciante Valmir Bispo, de 50 anos, perdeu diversos produtos da sua lanchonete. "Tive que jogar fora frango, carne e bebida. O pior é armazenar isso em algum lugar até esperar o lixeiro passar. A minha maior indignação é a falta de retorno deles. Só me dão uma informação engessada e sem esperança. Enquanto isso, estou perdendo meus produtos. A minha conta foi paga em dia, mas a solução do problema está demorando demais", desabafa o comerciante.

O comerciante Valmir Bispo, de 50 anos, perdeu diversos produtos da sua lanchonete - Estefan Radovicz / Agência O Dia

Em virtude do temporal de quarta-feira as unidades escolares da Faetec em Quintino e Marechal Hermes só retornarão as atividades no dia 26 de fevereiro. Segundo a instituição, o temporal ocasionou quedas de árvores, derrubando a rede elétrica e danificando a subestação de energia. A Faetec disse que já está tomando as devidas providências para a retomada das aulas nos dois campus.

A Comlurb mobilizou 100% da mão de obra de limpeza para continuar a atender as áreas afetadas pelas chuvas. Também está prestando atendimento emergencial às escolas e hospitais públicos. Até a manhã deste domingo, foram cortadas e removidas 810 árvores, o equivalente a 62%, em toda a cidade, desobstruindo as ruas e liberando o tráfego, limpeza e raspagem de 2.950 km de sarjetas e remoção de 1.932 toneladas de lixo, lama e bens inservíveis.

O trabalho em parceria com a Light prossegue. Equipes das duas empresas saem juntas e toda vez que houver conflito com a rede elétrica, a Light corta a energia para que os garis possam fazer o serviço de corte e remoção de galhos e árvores. Em seguida os técnicos restabelecem a energia.

Em nota, a Light disse que segue atuando nas ruas para restabelecer os casos isolados nas regiões afetadas pelo intenso temporal. A concessionária disse que há 2% de clientes com energia elétrica interrompida no momento, mas não falou quanto representa essa porcentagem. Ainda informou que cada caso tem sua peculiaridade e, por isso, os prazos para a normalização dos serviços dependem das situações encontradas.

Você pode gostar
Comentários