Comlurb recolhe lixo na Rua Portão Vermelho, em Marechal Hermes, na Zona Norte da cidade - Severino Silva
Comlurb recolhe lixo na Rua Portão Vermelho, em Marechal Hermes, na Zona Norte da cidadeSeverino Silva
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - Colchões, armários, sofás e muitos objetos pessoais e até brinquedos. Tudo isso ainda estava amontoado nesta segunda-feira, pela manhã, na Rua Portão Vermelho, em Marechal Hermes, na Zona Norte. O entulho foi arrastado pelo temporal que castigou a cidade na noite de quarta e madrugada de quinta-feira. Até às 10h, a Comlurb já havia retirado 10 caminhões de lixo da rua — que tem apenas 300 metros de extensão. Os moradores da região também ficaram sem luz até domingo, quando a Light restabeleceu o fornecimento de energia.

Devido ao lixo, um mau cheiro tomou conta do local e os moradores começaram a se preocupar. “Não temos como contar as vezes que ligamos para pedir ajuda. Tínhamos medo de pegar alguma doença. Ratos, baratas e mosquitos já tomaram conta da minha casa”, lembra a dona de casa Claúdia Valença de Fonseca, de 45 anos, que assistia um caminhão da Comlurb retirar o entulho da porta de sua casa.

Avó de um menino de 7 anos com câncer, Cláudia lembra que precisou levar a criança para a casa de uma amiga. “Aqui, alagou, perdi tudo e tivemos que levá-lo para a casa da minha colega”, contou. Na casa moram seis pessoas. Para ter uma renda extra, a mulher cuida de 11 crianças. O trabalho teve que ser interrompido devido às consequências das chuvas. Esse mês ela não terá renda extra para ajudar a família.

“Sabemos que foi um intempérie da natureza. Mas o que está acontecendo aqui é questão de humanidade”. Esse é o desabafo da dona de casa Rita de Cássia dos Santos Silva, de 52, que mora no bairro há 8 anos. “Se houver outra chuva, não sabemos o que vamos fazer. Ligamos dezenas de vezes para a Comlurb e nada. Só depois que passou na televisão que eles decidiram fazer alguma coisa”, diz.

E mesmo perdendo quase tudo ainda há solidariedade entre os moradores da rua. É o caso da diarista Léia Pinto Batista, de 36, que perdeu vários móveis. Mesmo enfrentando essa tragédia, ela começou a pedir doações para os vizinhos. “A menina aqui do lado não tem mais nada em casa. A chuva estragou muita coisa da minha casa. Estamos recolhendo roupas, alimentos e móveis para ajudar quem não tem mais nada”, diz. Todos os objetos recolhidos estão sendo entregues na Capela Santa Rita de Cássia, em Marechal Hermes.

Além de Marechal Hermes, outros bairros que ainda estão com lixo pelas ruas: Ilha do Governador, Vila Valqueire, Penha, algumas ruas de Bonsucesso e Ramos, na Zona Norte, além de Guaratiba, Campo Grande e Jacarepaguá, na Zona Oeste.

Dezenas de árvores ainda estão espalhadas pelas ruas da cidade impedindo a passagem de carros e pedestres. De acordo com a Comlurb, mais de 1.300 árvores foram derrubadas.

Você pode gostar
Comentários