O prédio do antigo Automóvel Clube do Brasil está abandonado, com rachaduras e vidros quebrados - Cléber Mendes
O prédio do antigo Automóvel Clube do Brasil está abandonado, com rachaduras e vidros quebradosCléber Mendes
Por Waleska Borges
Pela segunda vez este ano, não apareceu nenhum interessado no edital de concessão à iniciativa privada do edifício do antigo Automóvel Clube do Brasil, no Centro. O certame deveria ter ocorrido na última quarta-feira. A primeira tentativa aconteceu em janeiro deste ano. Erguido em 1854, o imóvel - que é tombado desde 1965 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) - pertence à prefeitura. Enquanto não há solução para o destino do prédio, ele está se deteriorando. Há rachaduras, paredes sem rebocos, vidros quebrados e parte do assoalho arrancada.
De acordo com o edital publicado pela prefeitura, estava prevista a concessão de gestão e exploração do imóvel pelo prazo de 25 anos, com a obrigação do interessado fazer a modernização das edificações existentes. Além disso, seria cobrado pelo município aluguel de R$ 37 mil mensais.
Publicidade
Para Sheila Castelo, fundadora da página S.O.S Patrimônio em uma rede social, as condições impostas pela prefeitura no edital de concessão torna a proposta inverossímil."Essa situação de abandono é o reflexo da falta de planejamento das autoridades. Não vejo vontade política em resolver o problema".