Witzel visitou a estação do Guandu no último dia 23 de janeiroPhilippe Lima / Governo do Estado RJ
Por O Dia
Publicado 04/02/2020 09:27 | Atualizado 04/02/2020 09:36
Rio - Cerca de uma hora depois de anunciar que a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Guandu iria voltar a funcionar por volta das 8h desta terça-feira, o governador Wilson Witzel (PSC) voltou atrás. Às 7h45 pelo Twitter, o governador havia anunciado o retorno das atividades na estação. No entanto, às 8h45, ele disse que "técnicos seguem trabalhando" no local.
"Mantendo meu compromisso com a transparência, atualizo a informação sobre o Guandu. Por motivos técnicos, a captação de água na ETA Guandu ainda não foi retomada. Os técnicos seguem trabalhando e as informações serão prontamente dadas pela Cedae", o governador postou.
Publicidade
A estação do Guandu, que fica em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminenseestá com as atividades paralisadas desde ontem, após a Cedae detectar detergente próximo à área de captação de água da estação.
Publicidade
POLÍCIA NO GUANDU
Publicidade
Policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) estiveram na estação de Guandu menos de 24 horas depois de a Cedae anunciar a paralisação da ETA. Ainda não há informações sobre o motivo da visita dos agentes.
A DDSD já esteve em Guandu em outras duas ocasiões, durante as investigações sobre um possível envolvimento externo na qualidade da água da CedaeVários funcionários da companhia, dentre eles o presidente Hélio Cabralchegaram a ser ouvidos no inquérito aberto pela Polícia Civil.
Publicidade
A crise hídrica que culminou com uma investigação policial começou no início de janeiro, quando moradores da capital e da Baixada começaram a reclamar que a água que chegava às casas deles estava barrenta e com cheiro ruim. Depois da reclamação, a Cedae informou que técnicos da companhia detectaram a presença de geosmina (substância orgânica produzida por algas) na água e que ela não representa nenhum risco à saúde dos consumidores.
Para resolver o problema da geosmina, a companhia passou a usar, desde o dia 23 de janeiro, carvão ativado purificado no tratamento da água da estação de Guandu. A Cedae também começou a despejar argila ionicamente modificada na lagoa próxima à captação de água. A medida é para diminuir a proliferação das algas que liberam a geosmina.