A Prefeitura do Rio apresentou o esquema operacional do Réveillon 2023 em CopacabanaPedro Ivo/ Agência O Dia

Rio – A Prefeitura do Rio divulgou de forma mais detalhada, nesta quarta-feira (28), o esquema especial montado para a celebração do Réveillon em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Elaborado pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) e pela Guarda Municipal, o plano contará com 1.517 agentes em ações de ordenamento urbano, de trânsito e de segurança.
O trabalho, que começará às 7h do dia 31 de dezembro e será encerrado somente no dia 1º de janeiro, contará com o apoio de 124 viaturas, entre carros e motos, e dez reboques. Agentes trabalharão em turnos e serão equipados com rádios comunicadores, smartphones recém-adquiridos e pistolas de eletrochoque.
Nas ações de ordenamento urbano e com foco no bem-estar e segurança dos cidadãos, serão 95 postos de atuação da Guarda Municipal na orla de Copacabana e em vias de acesso do bairro, com atenção especial a pontos de bloqueio e suporte no entorno dos postos médicos montados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além disso, será realizado um patrulhamento motorizado na Enseada de Botafogo, onde haverá estacionamento para os ônibus.
Já a Seop vai contar com oito bases pelo bairro de Copacabana, sendo uma fixa, e as demais com carros ou motos de apoio, além do patrulhamento ostensivo do Forte de Copacabana até o Leme. A equipe da secretaria vai fiscalizar os ambulantes, rebocar carros estacionados de forma irregular, remover veículos piratas, realizar o atendimento às pessoas em situação de rua e ajudar a manter a ordem e segurança dos passageiros nas viagens de BRT com destino às praias.
"Já começamos as operações preventivas para o Réveillon, intensificando as ações de ordenamento em Copacabana para desobstruir o espaço público ocupado indevidamente por comerciantes ambulantes. Estamos atentos também às areias para proibir vendas de garrafas de vidro, desenterrar estruturas que eventualmente as pessoas colocam, que são proibidas. Além disso, a gente faz cumprir a portaria que proíbe estacionamento ao longo da orla de Copacabana e outros locais nesses bairros. A gente reforça a importância de serem cumpridas as orientações do poder público para que todos tenham uma noite de Réveillon tranquila e com segurança", disse o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Como nas edições anteriores, o Centro de Comando e Controle Móvel ficará estacionado na Avenida Atlântica, esquina com a Rua República do Peru, ligado ao Núcleo de Videopatrulhamento com acesso às câmeras da Prefeitura, auxiliando as equipes na identificação e repressão de delitos.
A operação contará ainda com agentes do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) atuando no entorno das estações do metrô Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, em ação preventiva de patrulhamento que tem o intuito de promover a sensação de segurança.
Além disso, serão montadas cinco tendas operacionais, que ficarão instaladas na altura da Avenida Princesa Isabel, ruas Rodolfo Dantas, Paula Freitas e Santa Clara, e em frente ao Posto 2, para dar suporte ao Grupamento Especial de Praia e Marítimo (GPM), que fará rondas na faixa de areia. Todas as mercadorias apreendidas serão colocadas em caminhões baseados em Copacabana e depois encaminhados para o depósito público.
"Este Réveillon é importante para nós, pois é uma continuidade da retomada definitiva das atividades culturais e de lazer na nossa cidade, após a pandemia. Estamos disponibilizando nossos recursos humanos e de equipamentos e estratégias para que a população carioca possa desfrutar desse momento especial com tranquilidade e segurança", afirmou o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.

Ações de controle e fiscalização de trânsito
Dos 1.517 agentes envolvidos na operação, 355 serão guardas que vão atuar exclusivamente no controle e na fiscalização do trânsito. As equipes farão a implantação e o monitoramento dos pontos de bloqueio de acordo com o planejamento feito pela CET-Rio.
Os guardas municipais também ficarão responsáveis pela implantação dos bloqueios na área de lazer, fiscalização da proibição de estacionamento na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, e a fiscalização e o monitoramento das estações do metrô. Pontos estratégicos no Parque do Flamengo, Enseada de Botafogo e Ipanema serão monitorados para fiscalizar o estacionamento de ônibus fretados.
Para realizar as ações de trânsito, as equipes terão o suporte de rádios transmissores e smartphones para o contato direto com o Centro de Operações Rio (COR), permitindo a comunicação imediata em situações de emergência ou em relação a mudanças de sinalização, priorizando a fluidez e a escoação do público ao término do evento.
BRT Seguro
Os agentes do programa BRT Seguro irão atuar na operação com o intuito de proporcionar segurança à população que vai se deslocar usando esse meio de transporte para aproveitar o evento de virada de ano. As ações serão feitas com viaturas caracterizadas que, além da cobertura nos corredores das extensões da Transoeste, Transcarioca e Transolímpica, atuarão em conjunto com os demais órgãos municipais e estaduais, visando a manutenção da ordem pública.
Horário de funcionamento especial para as barracas de praias
A Seop autorizou, durante a virada do ano, que todos os ambulantes fixos regulares possam trabalhar sem interrupções. Os vendedores estarão autorizados a comercializar a partir das 7h do dia 31 de dezembro, tendo que encerrar as vendas às 20h do dia 1° de janeiro.
Vale lembrar que o ambulante deve abastecer e/ou repor mercadorias da barraca até às 15h do dia 31 de dezembro. Caso esgote os produtos, só poderão ser repostos a partir das 7h do dia 1° de janeiro.
No dia 30 de dezembro, o horário é o mesmo dos dias úteis, das 7h às 20h, não sendo permitido realizar vendas depois desse horário. A secretaria ressalta que os equipamentos, objetos e mercadorias do comércio ambulante em pontos fixos nas praias do Rio poderão ser mantidos, em caráter excepcional, nos próprios locais autorizados para o exercício da atividade.
Das 20h do dia 30 até as 7h do dia 31, o vendedor não poderá efetuar a venda de nenhum produto para o consumidor, estando sujeito a multa. Os ambulantes que descumprirem as normas da prefeitura poderão ter suas mercadorias e equipamentos apreendidos, e até autuados.