Construções estão sendo erguidas em cima da calçada em ruas de São CristóvãoReprodução
Construções irregulares em São Cristóvão são alvos de vistoria da prefeitura
Estruturas estariam sendo erguidas para início de estabelecimentos comerciais
Rio - A construção de imóveis irregulares em ruas de São Cristóvão, na Zona Central do Rio, virou motivo de denúncia de moradores preocupados com a ocupação do bairro. Tais estruturas estariam sendo erguidas para início de estabelecimentos comerciais. Por isso, equipes da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) vão fazer uma vistoria no local ainda nesta semana.
O surgimento dessas construções irregulares chamou atenção de quem passa pela região diariamente. De acordo com uma pessoa que cresceu no bairro e preferiu não se identificar, com medo de retaliação, as estruturas, feitas em calçadas, podem prejudicar o próprio comércio local.
"Tem os comerciantes de lá que serão prejudicados se em cada lugar desse for implementado um comércio irregular. Os moradores são prejudicados pela desordem urbana, pela desvalorização dos imóveis e pelo medo", contou a denunciante que ainda reclamou do valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) dos imóveis do bairro que, segundo ela, possuem preço de bairros da Zona Sul.
As construções ficam em cima das calçadas com tijolos e madeiras bloqueando passagens de pedestres. As principais reclamações são sobre a Rua Jansen de Melo e a Rua Curuzu.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), as construções dos trechos citados são irregulares, pois foram construídos na calçada, em local público. Por isso, há a necessidade de uma vistoria realizada por equipes da Seconserva.
Além da vistoria, a Seconserva ainda irá abrir um processo administrativo junto aos demais órgãos municipais, para que sejam tomadas as providências cabíveis.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.