O esquema especial de segurança atuará dentro e fora do MaracanãArquivo / Prefeitura do Rio

Rio - A Polícia Militar montou um esquema se segurança para o público do jogo entre Flamengo e Fluminense, que acontece na noite desta quarta-feira (8), no Maracanã. Cerca de 600 agentes atuarão para combater possíveis brigas de torcidas organizadas, como aconteceu no último domingo antes da partida do rubro-negro contra o Vasco.
De acordo com a corporação, os policiais estarão distribuídos tanto na área interna quanto na área externa do estádio. A operação contará com equipes do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom) e 6ºBPM (Tijuca).
O deslocamento do público também será monitorado por policiais do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e do Grupamento de Policiamento Ferroviária (GPFer). Esse esquema de segurança também influenciará no policiamento de outros municípios do Rio, em pontos com concentração de torcedores.
Punição
A Torcida Jovem do Flamengo e a Raça Rubro-Negra estão suspensas dos estádios pelo prazo mínimo de 90 dias. A medida foi tomada após as brigas entre as torcidas organizadas do Flamengo e do Vasco que deixaram um morto e sete feridos no último domingo.
Com a decisão do Bepe, os flamenguistas não poderão entrar nos estádios com apetrechos, roupas, faixas, bandeiras, material de venda, instrumento de percussão e objetos que identifiquem as agremiações.
Como a medida possui validade imediata, as organizadas do Flamengo estão impedidas de comparecer no clássico Fla-Flu, válido pela 11ª rodada do Campeonato Carioca. Quem ganhar o duelo conquista, automaticamente, o título da Taça Guanabara. Um empate também garante o triunfo para a equipe rubro-negra.