Após ser resgatado e cuidado, Grego vai para o 20º BPM (Mesquita), onde vai ajudar no programa de reabilitação de crianças e adolescentesDivulgação

Rio - Um cavalo resgatado pelo grupo Nas Garras da Lei, formado por profissionais de Segurança Pública, será doado, nesta sexta-feira (17), para policiais do 20º BPM (Mesquita). O animal, que recebeu cuidados após ser vítima de maus-tratos, vai integrar o programa Renovar Equoterapia, que promove a reabilitação de crianças e idosos por meio do contato com os animais. A entrega do Grego, como ele foi batizado, será feita na Fazenda Modelo, em Guaratiba, na Zona Oeste, onde o bicho foi acolhido.
A ação faz parte de uma campanha criada pelo grupo de policiais, que vai contar, ainda, com palestras online, lives e outras atividades envolvendo advogados, veterinários e protetores, em prol da conscientização de tutores que fazem uso da tração animal. O Nas Garras da Lei vai promover também uma operação para resgatar dez cavalos em estado de vulnerabilidade.
"Ao contrário do que as pessoas pensam por causa do seu tamanho, a saúde dos equinos é muito frágil. E qualquer tratamento para eles tem custo elevado. São animais que estão sendo renegados, explorados e são tão dóceis", conta o fundador do grupo, o policial civil Rafael Cazes.
De acordo com a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais do Rio (SMPDA), são recebidas, por mês, uma média de 80 denúncias envolvendo maus-tratos a equinos, sendo que a maioria deles não resiste aos ferimentos.