Valdemar Ruffino, de 66 anos, foi baleado durante um confronto no Jacarezinho na noite desta quinta-feira (16)Reprodução/TV Globo

Rio - Familiares e amigos se despedem de Valdemar Rufino da Silva, de 66 anos, neste sábado (18). O idoso foi baleado durante um confronto entre policiais militares e criminosos, no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, na noite de quinta-feira (16). A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas morreu na sexta-feira (17). O sepultamento acontece às 16h30, no Cemitério de Inhaúma. 
Valdemar foi atingido quando equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) que atuam no trabalho de ocupação do programa Cidade Integrada no Jacarezinho foram atacadas a tiros durante um patrulhamento na localidade da Feirinha e houve confronto. Depois dos disparos, os policiais encontraram o idoso ferido, e segundo a corporação, ele não estava envolvido no ataque. A vítima foi socorrida para a unidade de saúde pelos PMs, onde chegou a passar por uma cirurgia, mas não resistiu.
A morte de Valdemar é investigada pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). O confronto ainda deixou dois passageiros de um trem do ramal Belford Roxo feridos. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros na estação de Del Castilho e também levados para o Hospital Municipal Salgado Filho, onde receberam atendimento e foram liberados em seguida. O caso foi registrado na 25ª DP (Engenho Novo). 
O Jacarezinho conta com uma ocupação policial estabelecida pelo programa Cidade Integrada e, neste sábado, policiais do BPChq estão posicionados em pontos estratégicos no interior e no entorno da comunidade. Veículos blindados dão apoio aos militares que estão no local. Até o momento, um rádio transmissor, 74 pinos de cocaína e 13 trouxas de maconha foram apreendidos, na Praça da Concórdia. Não há relatos de novos tiroteios na região.