Passageiros foram baleados dentro de trem do ramal Belford Roxo durante confronto no JacarezinhoReprodução/Redes Sociais

Rio - Uma troca de tiros entre policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e criminosos, na localidade da Feirinha, no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, deixou três pessoas feridas, na noite desta quinta-feira (16). Uma das vítimas estava na favela quando foi baleada e outras duas foram atingidas dentro de um trem da SuperVia. Os passageiros estavam em uma composição do ramal Belford Roxo, que passa pela estação da comunidade e outras próximas ao local do tiroteio. 
De acordo com a Polícia Militar, equipes que atuam no trabalho de ocupação do programa Cidade Integrada no Jacarezinho foram atacadas a tiros durante um patrulhamento e houve confronto. Depois dos disparos, os policiais encontraram um idoso ferido, que segundo a corporação, não estava envolvido no ataque. Valdemir Ruffino, de 66 anos, foi socorrido para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, onde passou por cirurgia.
Segundo a SuperVia, responsável pelo serviço de trens no Rio, por volta das 20h10, militares do Corpo de Bombeiros e do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) foram acionados, depois de dois passageiros apresentarem ferimentos ao desembarcarem na estação Del Castilho. "Neste horário, havia um tiroteio na região do Jacarezinho. Alguns trens precisaram aguardar ordem de circulação para seguir viagem", informou a concessionária.
Na nota, a SuperVia lamentou que "situações como essas prejudiquem a plena prestação de serviço a seus clientes, e reitera que irá prestar apoio necessário aos passageiros". Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver um homem ferido, com sangue ao redor do seu pé, além de outro passageiro caído, com pessoas em volta dele. "O (ramal) Belford Roxo é isso, ó: o 'maluco' baleado dentro do (ramal) Belford Roxo. O outro ali machucou a cabeça", diz a pessoa que registrou as imagens. 
Segundo os bombeiros, dois homens baleados e não identificados foram socorridos na estação de Del Castilho e levados também para o Hospital Municipal Salgado Filho. Procurada, a PM informou que o GPFer foi acionado para checar a informação de que usuários do trem haviam ficado feridos após um confronto no Jacarezinho. Uma guarnição esteve na unidade de saúde onde, de acordo com a corporação, os passageiros foram atendidos e liberados logo em seguida.
"Cabe ressaltar que não há registro de vítimas por disparos de arma de fogo durante a ação, apenas ferimentos leves na tentativa dos envolvidos de escapar do local da troca de tiros", disse a PM. O caso foi registrado na 25ª DP (Engenho Novo). A Polícia Civil informou que os policiais militares envolvidos na ação foram ouvidos e testemunhas serão chamadas para prestar depoimento. "Os agentes também estão em busca de imagens de câmeras de segurança e realizam diligências para esclarecimento dos fatos".