Projeto para Rua Senhor dos PassosReprodução

Rio - A Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega, a Saara, vai receber por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura do Rio obras de requalificação de infraestrutura urbana. A secretária Jessick Isabelle Trairi homologou, no último dia 7, o resultado da licitação. A empresa vencedora foi a Construtora Lytorânea S.A. - em recuperação judicial, pelo valor de R$ 24,68 milhões.
Serão 16 ruas contempladas no período que começa até o final de abril e tem previsão de durar dois anos. A Saara reúne cerca de 800 lojas. A repaginada foi um pedido da associação de lojas comerciais ao prefeito Eduardo Paes logo no início de seu mandato. "A última obra feita nesta região foi em 1990. De la pra cá, muita coisa mudou, modernizou. As maiores cidades do mundo têm feito intervenções para melhorar a circulação de pedestres nos grandes centros comerciais. Estamos preparando essa área para atender os futuros moradores do entorno, tornando-a mais agradável e acessível", ressaltou a secretária de infraestrutura Jessick Trairi.
Projeto vai reformar ruas da Saara em dois anos - Reprodução
Projeto vai reformar ruas da Saara em dois anosReprodução
O diretor da associação Eduardo Blumberg afirma que as principais reclamações dos lojistas são os buracos, o escoamento pluvial e a fiação aparente.
"Essa área está precisando desse carinho. O piso está muito irregular. Houve muitas obras e agora o piso vai ser todo acertado. As obras vão refazer a drenagem das águas pluviais e vamos tentar - que é o nosso grande problema- acabar com a fiação externa. A grande briga que temos é que seja subterrânea. A parte elétrica já é, mas a telefônica e de fibra ótica passam por cima. Fica feio demais. Mas a prefeitura não tem ingerência sobre isso", explica.
Para minimizar o transtorno, os responsáveis pela obra e representantes da Saara vão se reunir para planejar as intervenções. "A construtora ficou de conversar conosco para não sair esburacando tudo ao mesmo tempo. Vai tentar fazer à noite para dar mais conforto aos trabalhadores e ao clientes", acrescenta.
Confira como estão os projetos para as ruas da Saara:
 
A área beneficiada será de 190 mil metros quadrados com nivelamento das calçadas e melhor acessibilidade. Um dos mais tradicionais mercados populares do país, a Saara vai ganhar novo calçamento, alterações no sistema de drenagem e sinalização de trânsito. As intervenções serão realizadas nas seguintes ruas: Alfândega, Senhor dos Passos, Buenos Aires, Luiz de Camões, Tomé de Souza, República do Líbano, Regente Feijó, Gonçalves Ledo, Imperatriz Leopoldina, Conceição, Andradas, Armando Sales Oliveira. Também serão contemplados o Beco do Tesouro, a Praça do Mascate e a Avenida Passos, Travessa São Domingos, Rua da Conceição. Nas ruas exclusivas para pedestres, como Alfândega e Senhor dos Passos e vias transversais, as calçadas de pedra portuguesa darão lugar a um piso intertravado que será nivelado para proporcionar mais acessibilidade à população.
A Rua Buenos Aires receberá nova pavimentação, ordenamento das baias de estacionamento ao longo da via e esquinas em piso elevado, beneficiando a travessia dos pedestres. A Avenida Passos, que hoje recebe a maior parte dos veículos e ônibus que circulam pelo Centro, terá três pistas de rolamento, uma para BRS e duas de veículos, proporcionando calçadas mais largas que serão requalificadas. Ao todo, serão 18 mil m² de pavimento asfáltico recuperado.
Em 1962, nasceu oficialmente a Saara, criada por meio de uma Sociedade de Amigos da Rua da Alfândega e adjacências. Com mais de 1.200 lojas, o polo é um grande exemplo de shopping a céu aberto e sempre foi conhecido por receber, desde o início do Século XX, sírios e libaneses com seu comércio. O entorno da Saara também é um grande polo cultural da cidade. Na região há dois teatros, Carlos Gomes e João Caetano, além da Biblioteca Estadual Popular e o Real Gabinete Português de Literatura.