Cooperativa já havia sido notificada, intimada e autuada diversas vezes após descumprir ordem de paralisação da obraDivulgação / SMAC

Rio - Uma ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente e Clima (SMAC) e a Polícia Ambiental flagrou, na manhã desta quarta-feira (29), diversos crimes ambientais na Rodovia Presidente Dutra, na altura de irajá, Zona Norte do Rio. De acordo com a SMAC, a Cooperativa Brasileira dos Transportes Rodoviários Autônomos de Bens Ltdas (Cobrascan) estava desmatando, realizando movimentações de terra com uso de máquinas e fazendo aterro em rios.
Tainá de Paula, Secretária de Meio Ambiente e Clima, afirmou que nenhuma drenagem pode ser bloqueada, aterrada ou desviada, sem que sejam aprovadas pela prefeitura. "A Secretaria apreendeu quatro tratores no local e os responsáveis foram encaminhados para a Delegacia de proteção ao Meio Ambiente, onde será elaborado o registro de ocorrência pelos crimes de desobediência às ordens legais e por crime ambiental", destacou Tainá.

Segundo o coordenador de Defesa Ambiental, José Padrone, as obras já haviam sido embargadas e a cooperativa autuada, mas a empresa ignorou todas as ordens administrativas. "Os tratores continuavam trabalhando pontualmente em dias aleatórios para ludibriar a fiscalização. Hoje, nossas equipes obtiveram êxito em apreender os maquinários e conduzir os responsáveis para a delegacia, onde responderão pelos crimes ambientais", afirmou.
Denúncias de crimes ambientais podem ser encaminhadas para a Secretaria de Meio Ambiente e Clima pelo telefone 1746, que funciona 24 horas por dia.