Chapola foi transferido para presídio de segurança máximaDivulgação

Rio - O ex-chefe do tráfico de drogas do Complexo do Dendê, na Ilha do Governador, Zona Norte, Marcos Vinicius dos Santos, conhecido como 'Chapola', foi transferido do sistema prisional de Minas Gerais para o Complexo de Gericinó, no Rio, na manhã deste sábado (1º). Ele foi preso na última terça-feira (14), no bairro Belvedere, na Região Sul de Belo Horizonte.

A transferência do custodiado foi realizada pela Polícia Penal de Minas Gerais que utilizou uma aeronave da Polícia Militar mineira para realizar o transporte. Ao desembarcar no Aeroporto Santos Dumont, o traficante foi recebido por equipes de agentes do Grupamento Tático de Escolta e de Intervenção Tática da Seap, que realizaram seu traslado diretamente para a Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino (Bangu 1), unidade prisional considerada de segurança máxima.

Considerado de altíssima periculosidade, o traficante é apontado como líder de facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) dedicada ao tráfico de drogas no complexo de favelas da Ilha do Governador, na Zona Norte.  De acordo com as investigações, após a morte do chefe do Morro do Dendê, Fernando Gomes Freitas - o Fernandinho Guaburu - em 2019, Chapola se tornou nome forte no tráfico da região. 
Segundo informações preliminares, o traficante teria abandonado o crime para curtir o resto da vida com sua família em um condomínio de luxo, em Minas Gerais. Apesar de deixar para trás a organização criminosa a qual pertencia, contra ele havia mandado de prisão preventiva em aberto expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio.