Tempo chuvoso e frio afastou cariocas das praias na manhã deste domingoPedro Ivo / Agência O Dia

Rio - Assim como aconteceu no sábado, o Rio de Janeiro tem manhã de chuva neste Domingo de Páscoa (9). Na madrugada, houve chuvas fortes. Com isso, a cidade segue em estágio de mobilização há mais de 24 horas por conta das condições do tempo e a previsão indica mais um dia chuvoso para fechar o fim de semana.
O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.
No início desta manhã, o temporal seguiu forte na Zona Sul e o bairro do Jardim Botânico foi o mais atingido, registrando um acúmulo pluviométrico de 7,4 mm entre 7h e 7h15. Em São Conrado, uma árvore caiu sobre fiação na Estrada da Canoa. O Corpo de Bombeiros atua para retirar o material. 
As zonas Norte e Oeste também sofreram com o aguaceiro durante a madrugada, mas a situação começou a melhorar por volta das 5h. Até a publicação desta matéria, o Centro de Operações do Rio (COR) registrava uma ocorrência de bolsão d'água em andamento, na Avenida Engenheiro Souza Filho, em Rio das Pedras, onde equipes da Prefeitura do Rio realizam o escoamento.
O início da madrugada foi de chuva muito forte, principalmente na Ilha do Governador que chegou a registrar 13,6 mm de água entre 2h30 e 2h45. Logo depois, o temporal começou a perder intensidade, mas voltou com força em Irajá, na Zona Norte, e Guaratiba, na Zona Oeste. 
Segundo o Alerta Rio, áreas de instabilidade em altos níveis da atmosfera, reforçadas pelo transporte de umidade do oceano, influenciarão para que o tempo continue chuvoso neste domingo. Dessa forma, o aguaceiro deve ser moderado e isolado ao longo do dia. Além disso, a temperatura segue estável, com máxima de 26º C e mínima de 18º C.
Chuva ultrapassa 100 mm no sábado em diversos pontos do Rio
O acumulado de chuva ultrapassou a marca de 100 mm entre 0h de sábado e 0h de domingo, em diversos bairros do Rio, como Jardim Botânico, Vidigal e Alto da Boa Vista. De acordo com o Alerta Rio, a estação da Urca registrou 94,4 mm em 24 horas, número acima do esperado para todo mês de abril.
Com auxílio do COR, equipes operacionais da Prefeitura do Rio foram acionadas para minimizar os transtornos nas ruas do município. Aproximadamente 350 agentes e servidores da Comlurb, Secretaria da Conservação, Defesa Civil, Guarda Municipal e CET-Rio atuaram para escoar bolsões d'água, limpar vias e orientar motoristas.
Além dessas ações, a Defesa Civil do Rio realizou 26 vistorias, sendo que quatro foram de maneira emergencial. Por fim, dois imóveis foram interditados.