Rio - A Polícia Militar realiza, na manhã desta segunda-feira (10), uma operação na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, contra a ação de criminosos que atuam na região. Segundo a corporação, durante a entrada dos policiais na comunidade, houve troca de tiros com criminosos. No entanto, até o momento, não há registro de feridos, presos ou apreensões.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, oito escolas foram impactadas, afetando mais de 2 mil alunos. Em relação às unidades de saúde, a pasta responsável informou que a Clínica da Família Francisco de Oliveira acionou o protocolo de acesso mais seguro e suspendeu o funcionamento na manhã desta segunda-feira (10). O Centro Municipal de Saúde Hamilton Land, também na Cidade de Deus, manteve o atendimento à população, mas suspendeu as atividades externas.
Galeria de Fotos
Operação da Policia Militar na Cidade de Deus
Pedro Ivo / Agência O Dia
Operação da Policia Militar na Cidade de Deus
Pedro Ivo / Agência O Dia
Operação da Policia Militar na Cidade de Deus
Pedro Ivo / Agência O Dia
Operação da Policia Militar na Cidade de Deus
Pedro Ivo / Agência O Dia
Operação da Policia Militar na Cidade de Deus
Pedro Ivo / Agência O Dia
A comunidade tem sido alvo de frequentes confrontos e operações por conta da disputa entre traficantes e milicianos pelo controle da região. Os criminosos têm disputado também o domínio da Praça Seca, Muzema, Rio das Pedras, Complexo da Covanca, Gardênia Azul, todos na Zona Oeste, além dos Morros do Fubá e Campinho, na Zona Norte, locais que têm sofrido com uma rotina de violência constante.
Outras operações
Na Zona Norte, as comunidades de Furquim Mendes e Dique, que ficam entre os bairros de Jardim América e Vigário Geral também foram alvos da Polícia Militar. Agentes do 16º BPM (Olaria) atuaram contra as quadrilhas especializadas em roubo de carga e removeram barricadas feitas por criminosos na região. Não houve registro de prisões e apreensões.
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) esteve na comunidade da Serrinha, em Madureira, com objetivo de reprimir a movimentação de criminosos na região. Segundo a PM, houve confronto durante a entrada da equipe. Apesar disso, a corporação não teve registro de presos ou feridos durante a ação.
A Secretaria Municipal de Educação informou que quatro unidades escolares da área foram impactadas pelos tiroteios, afetando 608 alunos. Além disso, a Clínica da Família Mestre Molequinho do Império interrompeu o funcionamento por conta da ação na comunidade.
Na última quarta-feira (5), Ester de Assis Oliveira, de 9 anos, e João Vitor Pereira Brander, de 19, morreram durante troca de tiros entre traficantes dos morros da Serrinha e do Cajueiro, que ficam na região.
Ainda na Zona Norte, policiais do 41º BPM (Irajá) atuaram nos Complexos do Chapadão e da Pedreira. Em nota, a PM informou que foram retiradas toneladas de material utilizado para a construção de barricadas nas vias da região.
Na Baixada Fluminense, agentes do 21º BPM (São João de Meriti) realizam operação para retirada de barricadas na Comunidade Vila Ruth. Dois criminosos foram presos durante a ação e, com eles, os PMs apreenderam uma pistola, um rádio transmissor, um celular e drogas. O caso foi registrado na 64ª DP (São João de Meriti).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.