A empresa vencedora será a que apresentar o menor preço dentro das especificações do edital Divulgação
Governo do Estado realiza pregão eletrônico para contratação de câmeras para as viaturas
Órgãos de segurança, fiscalização e defesa civil usarão o equipamento
Rio - O Governo do Estado do Rio irá realizar um pregão eletrônico para a aquisição de 5.849 câmeras embarcadas para viaturas. A ação será realizada no dia 24 de abril. Serão contempladas as secretarias de Polícia Militar, Polícia Civil, Administração Penitenciária, Defesa Civil, Governo (Operação Segurança Presente), Casa Civil (Operação Foco) e o Instituto de Pesos e Medidas. A empresa vencedora será a que apresentar o menor preço dentro das especificações do edital.
A solução de videomonitoramento inclui captação, armazenamento, transmissão, gestão e custódia de evidências digitais. Os equipamentos terão a capacidade de fazer reconhecimento facial, identificação de placas e análise de comportamentos padronizados como fora do usual. A expectativa é que o equipamento comece a ser instalado nas viaturas ainda este ano.
"As câmeras para as viaturas vão se juntar às câmeras operacionais portáteis, já contratadas e que já estão sendo utilizadas, e darão ainda mais transparência às ações de segurança, defesa civil e fiscalização. Com essas duas ações, vamos garantir um serviço ainda melhor para a população. Segurança pública é nossa prioridade", afirmou o governador Cláudio Castro.
A aquisição das câmeras embarcadas nas viaturas é a segunda fase do Programa Estadual de Transparência em Ações de Segurança Pública, Defesa Civil, Licenciamento e Fiscalização. A licitação está sendo conduzida pela Secretaria de Estado da Casa Civil.
Criado por decreto, o programa ressalta a necessidade de implantar ações estratégicas e coordenadas para atender às metas do Plano Estadual de Segurança Pública. Um dos destaques é a aquisição de equipamentos que garantam a eficácia das atividades de segurança pública, como é o caso das câmeras operacionais portáteis e as câmeras embarcadas em viaturas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.