Placa colocada em memória de Ester de Assis Oliveira, de 9 anos, morta durante confronto entre criminosos rivaisPedro Ivo / Agência O Dia

Rio - O nome da menina Ester de Assis Oliveira, de 9 anos, foi colocado nesta quarta-feira (12), no memorial, montado pela ONG Rio de Paz, na Lagoa Rodrigo de Freitas. A instalação é em homenagem à crianças e adolescentes mortos por armas de fogo. A maioria deles, vítimas de bala perdida.

No último dia 5, Ester voltava da escola quando foi atingida durante uma troca de tiros entre criminosos de facções rivais, na comunidade do Cajueiro, em Madureira, Zona Norte do Rio. Além de Ester, um entregador identificado como João Vitor Brander, de 19 anos, também morreu baleado.
Durante a ação na Lagoa, Antônio Carlos Costa, fundador da ONG, pediu às autoridades uma solução para casos como o de Ester. "O que o Governo Federal e Estadual estão fazendo para dar o fim a esse banho de sangue que tem representado a morte de meninos e meninas de comunidades pobres do Rio?", questionou.
Antônio Carlos também pediu ajuda aos cariocas. "Contamos com a solidariedade da sociedade porque numa hora como essa, devido às circunstâncias do crime, a mãe não tem o direito de gritar", se referindo ao perigo de se manifestar sendo moradora de uma região que é palco de disputa entre traficantes rivais.
Segundo a Rio de Paz, a pequena é a 94ª criança morta pela violência no estado do Rio desde 2007, quando a ONG começou a contabilizar os casos.

Homenagem a policiais

No local, a ONG também possui uma instalação em memória de policiais mortos. Nesta quarta (12), foi colocada a placa do PM José Felipe do Nascimento Fagundes, de 36 anos, morto durante confronto com criminosos no último dia 4, em Bangu, Zona Oeste do Rio.