Pezão foi inocentado de acusação sobre envolvimento em esquema da Lava JatoArquivo / Agência O Dia

Rio - O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) absolveu, nesta quarta-feira (12), o ex-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, que era acusado de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa no esquema da Lava Jato. 
O pedido de apelação criminal teve voto favorável dos desembargadores Antonio Ivan Athié e Wanderley Sanan Dantas e Simone Schreiber. Antonio Ivan foi o relator para o acórdão, que proferiu o voto condutor do julgamento.
Em 2021, o então juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, condenou Pezão a quase 99 anos de cadeia pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Com a nova decisão, o ex-governador foi inocentado dos crimes.
Segunda a denúncia, Pezão recebeu propina entre 2007 e 2014, quando ocupou os cargos de vice-governador e secretário de obras de Sergio Cabral. O ex-governador chegou a ser preso em novembro de 2018 depois uma operação da Polícia Federal, mas foi solto em dezembro de 2019.
A decisão desta quarta-feira (12) também absolveu Affonso Henriques Monnerat Alves da Cruz, que foi secretário durante o governo de Pezão. O homem tinha sido condenado a 24 anos de prisão após decisão em primeira instância.