Homem foi encaminhado para a 16ª DP (Barra da Tijuca), onde foi reconhecido por vítimas e permaneceu presoDivulgação

Rio - Um suspeito de realizar furtos em estações do BRT foi preso na manhã desta quarta-feira (26), na estação Afrânio Costa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
A ação foi realizada por agentes do BRT Seguro. De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), o suspeito realizou seis furtos desde agosto de 2022 nas estações Parque das Rosas, Paulo Malta Rezende e Afrânio Costa, local onde ele foi preso. 
O homem, segundo a Seop, estava sendo monitorado pelo setor de inteligência do BRT Seguro em conjunto com o Centro de Comando e Controle da Mobi-Rio. O suspeito foi conduzido para a 16ª DP (Barra da Tijuca), onde algumas vítimas dos furtos o identificaram. Ele permaneceu preso. 
"O trabalho do BRT Seguro é de extrema importância para a população uma vez que aumenta a segurança dos passageiros, além de ordenar as estações e coibir a evasão de passagens. As ações seguirão diariamente para proporcionar um transporte mais digno para o carioca", disse o secretário Brenno Carnevale.
Prisões por vandalismo, importunação sexual e desacato
Agentes do BRT Seguro realizaram outras três prisões entre a noite desta terça-feira (25) e madrugada de quarta-feira (26) por crimes de vandalismo, importunação sexual e desacato.
A Seop informou que, na madrugada desta quarta-feira (26), um indivíduo foi flagrado pelas câmeras da Mobi-Rio tentando abrir um cofre de uma máquina de cartões dentro da estação Tanque, na Zona Oeste. Uma equipe do BRT Seguro foi acionada para o local e encontrou o homem com as características passadas pela equipe de monitoramento.
De acordo com a secretaria, o suspeito admitiu que tentou retirar cédulas da máquina, mas não conseguiu. No ato, a máquina foi danificada. Ele foi encaminhado para a 41ª DP (Tanque), onde o caso foi registrado como dano ao patrimônio público.
Já na noite de terça-feira (25), uma equipe estava em patrulhamento no Terminal Alvorada quando uma Guarda Municipal avistou um homem urinando na plataforma do BRT. Ao se aproximar do indivíduo para repreendê-lo, a agente foi xingada e ameaçada. Por este motivo, o homem foi conduzido para a 16ª DP (Barra da Tijuca).
No mesmo dia, agentes que faziam o patrulhamento transportado dentro de um BRT tiveram a sua atenção voltada para um suspeito, após o alerta de uma passageira alegando que o homem estava a assediando. Os agentes encaminharam a vítima e o acusado para a 32ª DP (Taquara).
Segundo a Seop, desde o início do programa, em junho de 2021, já foram realizadas mais de 2.220 prisões por roubo, furto, vandalismo, importunação sexual e desacato.