Vista aérea da entrega dos BRTs na Avenida Cesário de MeloDivulgação

O Corredor Transoeste do BRT recebeu novos ônibus para a linha 17 (Santa Cruz x Campo Grande) neste domingo (30). Ao todo, são 20 veículos do tipo padron (modelos de até 15 metros), o que representa um aumento de 33% na frota.
O trecho da Cesário de Melo é o segundo do corredor Transoeste a dispor dos novos ônibus do BRT. O outro foi o Lote Zero (trecho entre Jardim Oceânico e Alvorada), que recebeu veículos da frota em janeiro deste ano. Os corredores Transolímpica e Transcarioca já operam 100% com novos ônibus.
A Avenida Cesário de Melo tem 20 estações e um terminal, todos reformados. Com os novos ônibus, os intervalos da linha 17 serão reduzidos 40% no horário de pico (de 10 para 6 minutos), de acordo com a prefeitura. A secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio comentou a chegada dos novos ônibus.
''Ônibus novo é sempre uma boa notícia, trazendo mais qualidade e segurança para a população. Ficamos muito felizes porque sabemos que quando o usuário entra num ônibus novo ele sente na hora que a qualidade do serviço aumentou'', disse Maína.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) também comemorou e chegou a afirmar que o trecho da Avenida Cesário de Mela estava abandonado anteriormente. O político também disse que a prefeitura trabalha em obras para o local desde o início de seu terceiro mandato como prefeito.
''Esse trecho estava completamente abandonado, não tinha nenhuma estação de pé. Uma população enorme no corredor da Cesário de Melo sem nenhum tipo de atendimento. Logo no início do governo nós recuperamos as estações e esse agora podemos dizer que é um primeiro gostinho da nova Transoeste com os ônibus novos'', declarou.

Novos terminais do BRT Transoeste

Dentro da proposta de requalificação do Sistema BRT, quatro estações do corredor Transoeste serão transformadas em terminais: Mato Alto, Pingo D´Água, Curral Falso e Santa Cruz; e uma será ampliada: Magarça. O objetivo é proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros que viajam diariamente de BRT pela Zona Oeste. Os investimentos ultrapassam R$ 180 milhões.

As obras preveem, além da expansão das antigas estações, a criação de passarelas de acesso às novas estruturas e aos terminais alimentadores, que farão a integração entre ônibus e vans com vias importantes, como a Estrada de Sepetiba e a Avenida Cesário de Melo. Além disso, os projetos incluem melhorias viárias e de drenagem, que aumentarão a capacidade de escoamento de água e de combate a enchentes em dias de grande volume de chuva.

Nas estações Mato Alto, Magarça e Pingo D´Água, os canteiros já foram mobilizados e as obras já começaram.

89% das estações do sistema BRT já foram reformadas

A Prefeitura, por meio da Mobi-Rio, já reformou 111 das 125 estações do sistema BRT. Entre as melhorias realizadas estão substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas. Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual e reforço na iluminação.
Sistema BRT é tema de audiência na Câmara
A Comissão de Transportes e Trânsito da Câmara do Rio vai realizar uma audiência pública no Plenário para discutir problemas e soluções para o sistema BRT com representantes da prefeitura. A reunião acontecerá na próxima terça-feira (2).
Os tópicos incluem empréstimos aprovados pelos vereadores, previsão de entrega de novos veículos e estações e problemas enfrentados pelos passageiros, como sumiço de linhas, falta de ar condicionado e sucateamento da frota.
Entre os convidados, estão as secretárias municipais de Transportes e de Fazenda, a presidente da Mobi-Rio, o presidente da CET-Rio e o presidente da Rio Ônibus. O vereador Felipe Michel, presidente da Comissão, pedirá um detalhamento sobre as ações do Poder Executivo e a aplicação de recursos no BRT.