Quinta da Boa VistaCleber Mendes / Agência O Dia

Rio - A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda promoverá, nesta segunda-feira (1º), um grande evento na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, para celebrar o feriado do Dia do Trabalhador. No evento, que acontecerá das 9h às 17h, o público contará com diversos serviços, como balcão de empregos, emissão de documentos, orientação jurídica, além de palestras e outros. 
"Queremos homenagear os trabalhadores fluminenses por seu esforço e dedicação no desenvolvimento do nosso estado, oferecendo inúmeros serviços, gratuitamente, em um só lugar. Vamos promover a empregabilidade e a cidadania. E levaremos nossa Carreta do Trabalhador para auxiliar aqueles que estão em busca de um emprego", destaca a secretária de Estado de Trabalho e Renda, Kelly Mattos.
Entre os serviços ofertados no Circuito do Trabalhador estão: oportunidades de emprego, cadastro para pessoas com deficiência, vagas de cursos profissionalizantes, emissão ou agendamentos de 1ª e 2ª vias do RG, isenção para documentos, certidão de nascimento e óbito, balcão de informações sobre direitos do consumidor, expedição de carteira de trabalho e habilitação para casamento. Além defeira de artesanato, serviços de beleza, barracas de brechó e alimentação.
A ação contará com programa RJ para Todos, Detran, Fundação Leão XIII e Procon, entre outros. Também participarão órgãos como a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cedae, INSS, Defensoria Pública, Superintendência Regional do Trabalho e Firjan, além da SuperVia.
 
Outros eventos pela cidade
O feriado também contará com outros eventos na Zona Norte. O Parque Madureira vai receber o Festival do Trabalhador a partir das 11h. Promovida pela prefeitura, a ação terá atividades como distribuição de mudas, feira de artesanatos e até uma corrida entre entregadores em bicicletas de carga. Um grande show com Diogo Nogueira vai fechar o dia, a partir das 18h.
Madureira será palco, também, de outra festa, esta em frente ao Shopping dos Peixinhos (Avenida Ministro Edgard Romero, 81, Madureira). A celebração começará às 10h e contará com ações sociais, além de shows como o de Arlindinho Cruz e as baterias da Portela e do Império Serrano.