Nova variante Arcturus da covid-19 já circula no Brasil; conheça os sintomasReprodução
Covid-19: Rio registra cerca de 3 mil casos nos últimos sete dias
Estado teve 12 mortes pela doença no mesmo período
Rio - A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio registrou 2.978 novos casos e 11 mortes por covid-19 durante a última semana. O estado chegou ao total de 2.798.613 casos confirmados e 77.120 óbitos desde o início da pandemia, decretada em março de 2020. Com isso, a taxa de letalidade está em 2,76%.
Em atualização nesta segunda-feira (2), a SES informou que a taxa de ocupação das enfermarias permanece em 100%, como está desde o início de abril. Já a das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) subiu de 69% para 83% nos últimos sete dias.
Vale ressaltar que, na última terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio iniciou a aplicação da vacina contra covid-19 com reforço bivalente para toda a população com 18 anos ou mais.
Nova variante já circula no Brasil
Sequenciada pela primeira vez na Índia, em janeiro deste ano, a nova variante da covid-19, Arcturus, já circula no Brasil. A cepa foi detectada no Estado de São Paulo, de acordo com o Ministério da Saúde. A linhagem tem sido tratada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de interesse, em função da rápida disseminação nas últimas semanas, chegando a mais de 40 países.
Embora provoque sintomas diferentes em comparação com cepas passadas, como conjuntivite e quadros de febre alta, a nova linhagem não apresentou, até o momento, potencial para causar novas ondas de mortes e hospitalizações, ou então gerar riscos mais graves à saúde dos infectados, segundo especialistas. As atuais vacinas disponíveis, de acordo com um epidemiologista ouvido pelo Estadão, dão conta de garantir a proteção contra a variante recém-descoberta.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.