Parte das drogas estavam com imagens do narcotraficante El Chapo, que é ex-líder do Cartel de Sinaloa, um sindicato internacional do crime. Divulgação/PRF
PRF apreende quase 20kg de pasta base de cocaína embalada com foto de traficante mexicano
Droga estava escondida em um fundo falso de um carro que transitava pela BR-101, em Casimiro de Abreu
Rio - A Polícia Rodoviária Federal apreendeu quase 20 kg de pasta base de cocaína que estava escondida no fundo falso de um carro na BR-101, em Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea, na tarde deste domingo (7). Durante a apreensão, as drogas estavam embaladas com a foto do traficante mexicano Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, mais conhecido como El Chapo, que é ex-líder do Cartel de Sinaloa, um sindicato internacional do crime. Na ação, três homens e uma mulher foram detidos em flagrante.
A ação foi realizada por agentes da 8ª DP (Campos dos Goytacazes) que desconfiaram de ocupantes de dois veículos durante fiscalização na BR-101, e decidiram abordá-los. Um carro era dirigido por uma mulher, enquanto no outro havia três homens. Todos são naturais de São José dos Campos, em São Paulo, e seguiam em direção a Campos.
De acordo com a PRF, os suspeitos apresentaram bastante nervosismo, o que aumentou a desconfiança dos policiais. Em uma revista mais detalhada, a equipe encontrou os diversos tabletes escondidos no console do carro da mulher. No total, havia 19,6 quilos de pasta base de cocaína. Os homens que estavam no outro veículo seriam 'batedores', na tentativa de despistar a fiscalização. A droga teria origem de países vizinhos da América do Sul.
O traficante El Chapo que aparece armado nas fotos foi extraditado aos Estados Unidos em 2017 para ser julgado por um tribunal de Nova York, onde foi declarado culpado por crimes relacionados a contrabando de drogas e lavagem de dinheiro. Em 2019, foi condenado a prisão perpétua. Desde então, seus filhos herdaram o controle sobre o cartel de Sinaloa e juntos são conhecidos como "Los chapitos".
A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal, onde o caso será investigado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.