Incêndio de grandes proporções atingiu garagem das viações Petro Ita e CascatinhaReprodução/Redes Sociais

Rio - Um incêndio de grandes proporções atingiu uma garagem de duas empresas de ônibus, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na madrugada desta terça-feira (9). Ainda não se sabe quantos veículos foram afetados pelas chamas, mas uma operação emergencial precisou ser adotada na manhã de hoje, para garantir o atendimento à população que depende do transporte público. As viações Petro Ita e Cascatinha atendem a mais de 40% das linhas do município. 
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o quartel de Petrópolis foi acionado à 1h40 para a Rua Coronel Veiga, no bairro Valparaíso, e contou com apoio das unidades de Itaipava, Nova Iguaçu e Magé. O fogo foi controlado por volta das 5h10 e não houve vítimas. Confira imagens abaixo. Segundo a prefeitura, equipes da Defesa Civil também apoiaram o trabalho dos militares e a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) aplicou serragem na via, por conta do derramamento de óleo na pista. 
Após aplicação de serragem, a Rua Coronel Veiga foi liberada ao tráfego de veículos e a Guarda Municipal atua no trânsito da região. A Prefeitura de Petrópolis também informou que vai acionar o Ministério Público do Rio (MPRJ) "para que haja rigorosa apuração sobre as causas do ocorrido". A administração municipal disse ainda que autorizou o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis (Setranspetro) a buscar todos os meios necessários para garantir o atendimento à população. 
A Setranspetro esclareceu que 50 linhas de ônibus vão operar "em caráter absolutamente emergencial, para garantir o serviço de transporte em Petrópolis", de forma circular. Confira a relação ao final. O Sindicato destacou ainda que, diante da proporção e da gravidade dos fatos, ainda não foi possível apurar todos os prejuízos e danos e que "as empresas esperam a apuração rigorosa das causas, porque há indícios de que o incêndio tenha sido provocado".
Em uma nota conjunta, as viações Petro Ita e Cascatinha reforçaram a implementação da operação em caráter de emergência e ressaltaram que um plano de contingência já está sendo elaborado para garantir a prestação do serviço, apuração de informações e adoção de medidas emergenciais. Confira a íntegra ao final. A Polícia Civil informou que o caso foi registrado na 105ª DP (Petrópolis). "A perícia foi realizada no local e outras diligências estão em andamento para esclarecer os fatos".
Incêndio atinge depósito de sucatas do BRT em Santa Cruz
Um incêndio atingiu um depósito de sucatas do BRT, na Avenida Cesário de Melo, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, por volta das 21h40 desta segunda-feira (8). As chamas só foram contidas pelos bombeiros do quartel do bairro à 0h30, com apoio das unidades de Campo Grande, Guaratiba e Irajá. Não houve vítimas. De acordo com a corporação, cerca de oito veículos foram atingidos pelo fogo. 
Segundo a Mobi-Rio, que administra o sistema BRT, o fogo ocorreu em um local onde as sucatas dos ônibus estão sendo mantidas provisoriamente para serem retiradas pelos proprietários. A companhia municipal afirmou também que "ainda não se sabe a causa do incêndio, que, ao que tudo indica, foi criminoso" e que vai registrar uma ocorrência na 36ª DP (Santa Cruz). A garagem vai passar por perícia.
Serviço
Para casos de dúvidas, basta o passageiro acessar o site da Petro Ita (www.petroita.com.br) ou Cascatinha (www.cascatinhatransportes.com.br) e falar com os operadores, através do FaleCom. Os usuários ainda podem ligar para o telefone (24) 2104-7172 ou acessar os aplicativos Petro Ita e Cascatinha.
Linhas da Cascatinha operando hoje

502 – Comunidade São Luiz
507 – João de Deus
508 – Max Manoel Molter
510 – Vale dos Esquilos
511 – Boa Vista
512 – Quarteirão Brasileiro
515 – Jardim Salvador
516 – Roseiral
518 – Atílio Marotti
520 – Fragoso
521 – Monte Florido
522 – Luiz Pelegrini
523 – Alto Boa Vista
525 – Comunidade do Neylor
528 – Alto Comunidade do Alemão
517/524 – Comunidade do Ventura
524/527 – Montese

Linhas da Petro Ita operando hoje

205 – Valparaíso (Thomas Cameron)
206 – Valparaíso (Via Joaquim Gomensoro)
211 – Valparaíso (Rua Gonçalves Dias)
401 – Alto Independência
404 – Duques
406 – Doutor Thouzet
407 – Siméria (Via Castelânea)
408 – Vital Brasil (Via Coronel Veiga)
411 – Vital Brasil (Alto da Serra)
413 – Lopes Trovão
419 – Sargento Boening
420 – Meio da Serra
424 – Vila Hípica
427 – Vinte e Quatro de Maio
428 – Vila Hípica (Espírito Santo)
429 – Lagoinha
435 – Alto Independência
436 – Alto Independência
438 – Siméria
448 – Olga Castrioto
449 – Capitão Paladini
452 – Sargento Boening
453 – Meio da Serra
454 – Vila Hípica
457 – Sargento Boening
462 – Alto Pedro Ivo
463 – Alto Independência
464 – Roncoroni
465 – Amazonas
467 – Honduras
468 – Oswero Villaça
469 – Vila Hípica
470 – Santa Isabel
Íntegra da nota da Setranspetro
"As empresas de ônibus Petro Ita e Cascatinha vão operar em caráter absolutamente emergencial, para garantir o serviço de transporte em Petrópolis, após um incêndio que atingiu a garagem das empresas, durante a madrugada desta terça-feira (9), na Rua Coronel Veiga. Ao todo, 50 linhas de ônibus vão operar com horários emergenciais, de forma circular. As empresas pedem atenção especial da população, para evitar o estacionamento irregular, para que os ônibus operem com mais fluidez, diante de tamanha emergência. Para casos de dúvidas, basta o passageiro acessar o site da Petro Ita e Cascatinha e falar com os operadores, através do FaleCom. Os clientes ainda podem ligar para o telefone (24) 2104-7172 ou acessar os aplicativos "Petro Ita" ou "Cascatinha". Vale destacar que, não houve ferido, mas, diante da proporção e da gravidade dos fatos, ainda não foi possível apurar todos os prejuízos e danos. As empresas esperam a apuração rigorosa das causas, porque há indícios de que o incêndio tenha sido provocado".
Íntegra da nota da Petro Ita e Cascatinha
"A Petro Ita e a Cascatinha informam que vão operar em caráter de emergência, nesta terça-feira, em razão do incêndio que atingiu uma das garagens das empresas, durante a madrugada de hoje, na Rua Coronel Veiga. Não houve feridos, mas, diante da proporção e da gravidade dos fatos, ainda não foi possível apurar todos os prejuízos e danos. As empresas esperam apuração rigorosa das causas, porque há indícios de que o incêndio tenha sido provocado. Um plano de contingência já está sendo elaborado para garantir a prestação do serviço, apuração de informações e adoção de medidas emergenciais".