Ludinir Santana é apontado como o principal suspeito de matar a companheira em Irajá, na Zona Norte do RioDivulgação

Rio - Policiais da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) prenderam, no início da noite desta terça-feira (9), Ludinir Santana, de 74 anos, principal suspeito de matar a companheira Zenaide Mendes Pereira, de 68 anos. O homem se apresentou na sede da especializada, pois tinha um mandado de prisão em aberto contra ele. Para a Polícia Civil, Ludinir matou a idosa a socos dentro de casa, em Irajá, na Zona Norte.
O suspeito prestou depoimento e, em seguida, seria encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. Ele já havia sido preso em 2005 por cometer o mesmo crime contra uma outra companheira. 
Relembre o caso
Dona Zeneide foi encontrada morta, no início da manhã da última sexta-feira (5), dentro da própria casa, em Irajá, Zona Norte do Rio. De acordo com a Polícia Militar, a idosa tinha ferimentos no rosto e estava deitada em uma cama no imóvel da Rua Marquês de Queluz.
Ludinir era casado com Zenaide há pelo menos quatro anos. Ele teria espancado a vítima até a morte e fugido do local pelo portão da frente da casa, ainda no início da manhã.
"A família suspeitava, mas sabe aquela história de 'em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher'? Mas não é isso, tem que acionar, tem que dar parte. Ela não tinha nenhuma medida protetiva contra ele, nunca fez nenhuma queixa. É um crime que poderia ter sido evitado", disse Henrique Gaspar, amigo da família da idosa. 
De acordo com as imagens captadas pelas câmeras de segurança da casa, o crime teria acontecido na madrugada de quarta para quinta-feira (4). Ludinir também aparece nas imagens saindo da casa, por volta das 6h de quinta-feira, aparentando calma e somente com a roupa do corpo. O neto da vítima estranhou o sumiço da avó e foi até a casa, onde a encontrou morta na cama, com um pano cobrindo o rosto.
"Ele a matou do mesmo jeito que matou a outra mulher, em 2005. É um marginal, temos que divulgar a cara dele. Foi um covarde, gosta de matar mulher dormindo. Infelizmente, ele já deve estar longe e saiu da casa já com uma rota de fuga", completou Henrique.
O corpo de Zenaide foi enterrado no domingo passado (7), no Cemitério de Irajá.