Entrada da Caixa Econômica ficou totalmente destruída após explosãoReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - A Polícia Militar realiza um cerco na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quinta-feira (11), para localizar criminosos envolvidos em uma explosão a uma agência bancária, no Cocotá, durante a madrugada. Até o momento, 11 suspeitos foram presos e, pelo menos, três armas e um veículo apreendidos. Equipes do 17º BPM (Ilha do Governador) atuam na comunidade da Vila Joaniza e na Estrada do Galeão, com apoio de veículos blindados.
De acordo com a Polícia Civil, a partir das investigações da 25ª DP (Engenho Novo) e da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil (Ssinte), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), os agentes conseguiram impedir uma tentativa de roubo a uma agência bancária da Caixa Econômica Federal, na Rua Capitão Barbosa, na Praia de Olaria. Houve confronto e quatro criminosos foram capturados, dois deles deles pela PM, em uma área de mata próxima ao banco.
Um carro roubado também foi recuperado nas proximidades da Vila Joaniza, com marcas de tiros na lataria e no para-brisa traseiro. Outros dois suspeitos de envolvimento no crime foi encontrados na região da Praia da Bandeira. A dupla é de São Paulo e precisou ser levada ao Hospital Municipal Evandro Freire antes de ser encaminhada à delegacia. 
Na fuga dos outros suspeitos, eles deixaram explosivos não acionados dentro do estabelecimento, que foram retirados pelo Esquadrão Antibombas da Core. Os vidros da entrada da agência ficaram totalmente destruídos, com estilhaços espalhados pelo chão. Por conta da troca de tiros entre os policiais civis e os assaltantes, as grades da agência acabaram com diversas marcas de perfurações e a vidraça de uma clínica próxima também foi atingida e danificada.
Outros cinco envolvidos, divididos em dois veículos, foram localizados pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) na entrada da comunidade da Nova Holanda, no Complexo da Maré, também na Zona Norte. 
A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) apontou que a maior parte dos presos são articuladores da quadrilha, fazem parte do Comando Vermelho de outros estados, sendo eles de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraíba, mas que o ataque foi planejado por integrantes da facção no Rio de Janeiro. A especializada agora investiga a participação de 30 criminosos no crime.
"São criminosos, a maioria deles, de fora do estado do Rio de Janeiro. Um dos criminosos é da Bahia, suspeito de praticar mais de 30 homicídios naquele estado. A gente suspeita da participação de 30 criminosos nessa empreitada frustrada, não conseguiram subtrair o montante que havia na agência", afirmou o delegado titular da Draco, André Neves. 
Em nota, a Caixa Econômica Federal esclareceu que "informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais" e disse que "coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes". A Agência Cocotá ficará fechada nesta quinta-feira e os clientes que precisarem de atendimento presencial podem se dirigir aos bancos e lotéricas próximas. Confira a relação abaixo.
Os clientes também podem ser atendidos por meio dos canais remotos e digitais, como o Internet Banking Caixa; WhatsApp Caixa (0800 104 0104); e os aplicativos Caixa Tem, Cartões Caixa, Habitação Caixa, DPVAT, FGTS, entre outros. Por telefone, os clientes podem contatar a Central de Atendimento pelos números 4004 0104, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 104 0104 para as demais regiões. A lista completa de canais de atendimento está disponível em www.caixa.gov.br/atendimento.
Serviço
Bancos e Lotéricas próximas à Agência Cocotá
- Agência Estrada do Galeão (0215): Estrada Galeão, 2821;

- Agência Cacuia (4543): Estrada Galeão, 853, Jardim Guanabara;

- Loteria Cova da Onça: Avenida Paranapuan, 1929, Loja A e B, Tauá;

- Susynha Loteria: Rua Mareante, 1, Cocotá;

- Ilha da Sorte Loteria: Rua Sargento João Lopes, 55, Cacuia;

- Loteria Julyana: Avenida Paranapuan, 1429, Tauá;

- Loteria Trevo da Ilha: Estrada do Galeão, 2701 – Portuguesa;

- Loteria Ciganinha: Avenida Maestro Paulo e Silva, 100, Jardim Carioca;
- Loterilha: Estrada do Galeão, 1450, Jardim Carioca.