Nas vielas da Areinha, localidade de Rio das Pedras, construções fazem 'barriga' e apertam a passagemWHATSAPP O DIA

Rio - Um homem foi morto a tiros nas proximidades da localidade conhecida como comunidade Areinha, em Rio das Pedras, na Zona Oeste, na madrugada desta quinta-feira (11). De acordo com relatos das redes sociais, o caso pode ter relação com a guerra entre a milícia e traficantes do Comando Vermelho que ocorre na região.
Segundo a Polícia Militar, agentes do 31ºBPM (Recreio dos Bandeirantes) foram acionados para verificar a ocorrência no local e ao chegarem, a vítima, ainda não identificada, já foi encontrada sem vida. De acordo com a Polícia Civil, um outro homem, também sem identificação, foi encontrado ferido na mesma região
Ainda na internet, moradores relataram tiroteio na região desde a noite desta quarta-feira (10) até a madrugada. Um perfil anônimo chegou a comentar que o rapaz seria um miliciano que cobrava taxas na localidade. “Eliminando os vermes que gostam de extorquir vocês moradores”, disse. Além disso, internautas comentaram também que o homem seria da milícia de Maurício Silva da Costa, o Maurição.
Sobre esses relatos, a Polícia Civil não confirmou e nem negou as informações, mas explicou que a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada e investiga o caso. "A perícia foi realizada no local e diligências estão em andamento para apurar a autoria, a motivação do crime e esclarecer todos os fatos", disse em nota.
Disputa de território
Desde o ano passado, comunidades das zonas Oeste e Norte estão vivendo cenários de guerra por conta da disputa entre criminosos rivais. Sob forte influência de milicianos, as favelas têm sido palco de invasões do Comando Vermelho, que pretende expandir pontos de venda de drogas pelo Rio. Recentemente, integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP) se juntaram com os paramilitares para expulsar bandidos da outra facção, que conseguiram invadir partes desses locais.
O Comando Vermelho vem disputando o controle dos Morros do Fubá e do Campinho, na Zona Norte, e Praça Seca, Muzema, Rio das Pedras, Complexo da Covanca, além da Gardênia Azul e a Cidade de Deus, na Zona Oeste. Nessas favelas, moradores têm sofrido com constantes confrontos entre os grupos rivais e operações policiais, que já deixaram diversos mortos.