Rio - A prefeitura inaugurou, nesta quarta-feira (10), duas unidades do Ginásio Experimental Tecnológico (GET). As novas unidades de ensino da rede, batizadas de Armando Klabin e Ricardo Bentrani, ficam em Santa Cruz, na Zona Oeste. Ambas têm capacidade para mais de 1.700 alunos do ensino fundamental I e II.
Cada unidade conta com 24 salas de aula, colaboratório, sala de leitura, quadra coberta, auditório, área administrativa, área de alimentação, entre outros espaços.
A antiga Escola Municipal Ricardo Brentani, que funcionava na Cidade das Crianças, em Santa Cruz, foi realocada para o novo prédio de ensino fundamental I, passando a ser o GET Ricardo Brentani, com capacidade para 860 alunos, mais que o dobro de antes. Já o GET Armando Klabin é dedicado a receber alunos do ensino fundamental II, com capacidade também para 860 alunos.
"O GET é o modelo de educação mais inovador do Brasil. É uma educação mão na massa, onde nossos alunos são colocados em contato com a tecnologia e o conhecimento. É um lugar de criatividade, de sensibilidade e de protagonismo. O aluno pode aprender a programar, e elaborar as próprias questões matemáticas e pensar nas soluções", explicou Renan Ferreirinha, secretário municipal de Educação.
As inaugurações fazem parte do programa Fábrica de Escola, que já reconstruiu mais de 100 unidades escolares no Rio, entre elas Espaços de Desenvolvimento Infantil e escolas de ensino fundamental I e II. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Rio-Urbe.
A previsão é que, até 2024, a cidade ganhe 24 escolas, entre unidades novas e reformadas, sendo 19 resultantes do programa e cinco escolas olímpicas, com obras já em andamento.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.