Usuários das clínicas da família e centros municipais de saúde poderão se comunicar via whatsapp com os agentes de saúdeDivulgação

Rio – Pacientes das unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) da capital terão um novo canal de comunicação para tirar dúvidas sobre os atendimentos e agendamentos de consultas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai dispinibilizar mais de 1,2 mil números oficiais de WhatsApp para que cada equipe mantenha contato com a população do seu território, por meio do aplicativo.
As dúvidas serão respondidas durante os horários de funcionamento das unidades, mas as mensagens podem ser enviadas a qualquer momento. A iniciativa busca aproximar os profissionais dos moradores, além de ampliar o acesso a informações de promoção à saúde e prevenção de doenças.
O secretário Municipal de saúde Daniel Soranz explicou os benefícios do programa. "A ideia é aumentar o vínculo das equipes com os moradores, que poderão tirar dúvidas sobre procedimentos realizados nas unidades, consultas e até solicitar o reagendando de atendimentos, além de serem informados e orientados sobre remarcações e necessidade de comparecimento à unidade". explica o secretário.
Outra facilidade da ferramenta será a divulgação de campanhas e ações das unidades, como vacinação e combate às arboviroses (dengue, zika e chikungunya).
Os números de telefone para comunicação via WhatsApp ficarão disponíveis para consulta na plataforma e nas próprias unidades.