Polícia Federal realiza busca e apreensão na usina nuclear de Angra dos ReisDivulgação / PF
PF cumpre mandado de busca e apreensão na usina nuclear de Angra 1
Ação faz parte de inquérito que investiga vazamento de água contaminada na Costa Verde
Rio - A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (11), um mandado de busca e apreensão na usina nuclear de Angra 1, em Angra dos Reis, Costa Verde do Rio.
Segundo informações divulgadas pela PF, a diligência está relacionada a dois inquéritos que investigam vazamento de água contaminada com resíduos nucleares. O objetivo é apurar se houve crime ambiental, além de eventual omissão de gestores na comunicação do episódio às autoridades. O vazamento ocorreu em 16 de setembro de 2022.
Procurada por O DIA, a Eletronuclear confirmou, por meio de nota oficial, a presença da PF no local. Além disso, garantiu que fornecerá todas as informações necessárias para cooperar com o caso.
"A empresa reitera que o incidente foi encerrado, suas causas estão sanadas e não existem áreas impróprias nem risco de agravamento da situação. Além disso, o evento não ocasionou nenhum tipo de prejuízo às pessoas ou ao meio ambiente, conclusão referendada pelos próprios órgãos licenciadores (Ibama e Cnen). Nenhuma norma foi infringida pela empresa, que sempre atuou com total comprometimento e respeito ao meio ambiente. Nesse sentido, a Eletronuclear permanecerá à disposição dos órgãos competentes para todos os esclarecimentos necessários sobre o incidente", informou a estatal.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.