Ana Borelli e o vice-presidente da Anamma, Antônio Marcos BarretoDivulgação/Anamma

Rio - A editora e artista plástica  Ana Borelli, viúva de Alfredo Sirkis, vai lançar um livro sobre o ex-parlamentar e ativista ambiental em encontro promovido pela Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma RJ), nos dias 22, 23 e 24 de agosto, no Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba, na Costa Verde.

Em sua 17ª, o Encontro da Anamma RJ terá como tema 'Cidades resilientes e o futuro - Memórias e inovações ambientais'. Os debates do evento serão em torno de turismo sustentável; cidades resilientes; segurança hídrica; saneamento nos municípios fluminenses costeiros; economia circular; mercado de trabalho verde; resíduos; e crédito de carbono.

A viúva do ex-deputado federal, morto em 2020, marcará presença na mesa de debates sobre jornalismo, documentários e registros ambientais. Além de Ana Borelli, o encontro convidou as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Turismo, Daniela Carneiro, e reunirá prefeitos, secretários, lideranças nacionais, especialistas e acadêmicos em meio ambiente.
"A Anamma tem como característica marcante a convergência de iniciativas. Na opinião de diversos secretários muncipais no Estado do Rio de Janeiro, não podemos deixar de levantar memórias em eventos como esse. E Alfredo Sirkis é uma memória viva, Ana Borelli sabe muito bem interpretar isso atraves de sua arte e sua obra. Estamos muito felizes com a participação dela", comenta o vice-presidente nacional da Anamma, Antônio Marcos Barreto.
Além de sua atuação política, Alfredo Sirkis foi jornalista, escritor e roteirista de TV e cinema, gestor ambiental e urbanístico. Ele é autor de 'Os carbonários' e de 'Ecologia Urbana e Poder Local', entre outros livros.
As incrições começam dia 1º de julho, e as vagas são limitadas. Os interessados podem saber mais pelo site  /www.anamma.org.br/anamma-rio-de-janeiro/.