Semana Nacional de Museus começa com programação especial no Rio
Neste ano, o tema escolhido é "Museus, sustentabilidade e bem-estar"
Grupo Sonori é o convidado do CCBB para realizar uma atividade aberta ao público durante a programação da 21ª Semana de Museus - Igor Vinagre / Grupo Sonori
Grupo Sonori é o convidado do CCBB para realizar uma atividade aberta ao público durante a programação da 21ª Semana de MuseusIgor Vinagre / Grupo Sonori
Rio - A 21ª Semana Nacional de Museus, que acontece entre os dias 15 e 21 de maio, é uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema. Neste ano, o assunto escolhido é "Museus, sustentabilidade e bem-estar".
Segundo o Ibram, o objetivo da semana é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros e aumentar o público visitante, além de intensificar a relação das instituições com a sociedade.
No Rio de Janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) convidou o Grupo Sonori para realizar uma atividade aberta ao público. A apresentação e a oficina acontecerão no sábado (20), às 13h. Haverá interação e música, tendo como base a reutilização de diversos tipos de sucatas e objetos do cotidiano.
Os visitantes poderão participar dos processos artesanais, movimentos e jogos corporais que acompanharão a jornada em busca do despertar da criatividade e da ecologia. Ao final, haverá uma apresentação musical coletiva. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, nº 66, no Centro do Rio.
O Museu da República também conta com uma programação especial para a 21ª Semana Nacional de Museus. O objetivo da instituição é ressaltar o papel fundamental dos museus como espaços que promovem a consciência, fortalecem as identidades e a participação cidadã.
Serão oferecidos exposições, oficinas e palestras que abordam a acessibilidade, cidadania, saúde e consciência ecológica. O endereço é Rua do Catete, nº 153.
Para celebrar a semana e o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, o Museu do Amanhã promove diversas atividades. "Trilhar os amanhãs" é uma visita às exposições, que acontece na terça-feira (16) e no sábado (20) às 11h e às 14h, a fim de investigar o poder dos museu.
Além disso, no sábado (20), às 15h, haverá uma oficina de compostagem. A atividade convida as crianças à experimentarem e conhecerem os processos químicos, físicos e biológicos da reciclagem a partir da construção de suas próprias composteiras.
A atividade "Museu na Rua" é outra ação promovida pelo Museu do Amanhã. Ela acontece pelas ruas vizinhas da instituição. Haverá conversas sobre as memórias e histórias desses locais. A ação será no domingo (21), de 9h às 11h. O Museu do Amanhã fica localizado na Praça Mauá, Zona Portuária do Rio.
O Museu Ciência e Vida também conta com uma programação especial. O público poderá conferir a exposição “Independência Cabocla”, composta por painéis e peças, como máscaras africanas e cocares indígenas, ou participar de diversas oficinas, que abordam o significado das palavras, a relação entre a pesca e as fases da lua ou montar um quadro com bichos da Mata Atlântica.
O visitante vai ter a oportunidade de participar da mesa-redonda sobre museus e o bem-estar da comunidade ou conferir uma sessão do Planetário. O museu fica na Rua Aílton da Costa, em Duque de Caixas, na Baixada Fluminense.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.