Rio - O corpo da cadeirante Bernadete Augusto dos Santos, de 82 anos, morta após cair de um ônibus no domingo (14), foi sepultado na tarde desta quarta-feira (17), no Cemitério da Penitência, no Caju, Zona Portuária do Rio. Familiares e amigos começaram a despedida no velório, às 13h.
Revoltado, o filho caçula da vítima, Ademir Pedro dos Santos, contou que a família pretende tomar medidas judiciais contra empresa Braso Lisboa, responsável pela linha de ônibus, e alegou que a companhia ainda não prestou assistência aos familiares. "Estávamos no IML ontem (terça), desde 7h. Saí de lá quase 12h e ninguém apareceu. Não estão conversando com a gente, ninguém procurou para dar assistência. Isso não é a primeira vez que acontece. Vou fazer de tudo para honrar a minha mãe", afirmou Ademir.
fotogaleria
"Ela ajudava qualquer pessoa, sempre sorridente e sempre alegre. Ela estava bem de saúde, minha mãe estava passeando e curtindo o forrozinho dela. Minha mãe não parava quieta. A gente saía de carro, mas no dia (do acidente) ela foi de ônibus", lembrou Ademir, emocionado.
No dia do acidente, Bernadete estava na linha 209 (Caju x Candelária) com a filha Solange Passos, que também ficou ferida, e voltava da comemoração do Dia das Mães na Feira de São Cristóvão. De acordo com relatos, a porta do ônibus se abriu após o motorista fazer uma curva em alta velocidade e as duas foram lançadas para fora do coletivo. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) informou, na última segunda-feira, a idosa não resistiu aos ferimentos e morreu, enquanto Solange teve alta médica pouco depois.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) também lamentou o ocorrido e informou que vai oficiar o consórcio responsável para que preste esclarecimentos e os procedimentos adotados. "A SMTR informa ainda que vai reforçar a fiscalização nos ônibus da linha 209, envolvida neste acidente".
O caso está sendo investigado pela 17ª DP (São Cristóvão). "Agentes realizam diligências para esclarecer as circunstâncias do acidente e elucidar os fatos", informou a Polícia Civil.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.