Wendel Rodrigues de Oliveira, o 'Noventinha', foi preso pela Polícia CivilDivulgação

Rio - O traficante Wendel Rodrigues de Oliveira, o 'Noventinha', de 26 anos, está entre os 17 presos na operação da Polícia Civil, realizada nesta sexta-feira (19), no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio. Segundo o delegado da 60ª DP (Campos Elíseos), na Baixada Fluminense, Flávio Ferreira Rodrigues, o criminoso era o principal alvo da distrital. 
As investigações da Polícia Civil dão conta que 'Noventinha' era um dos aliados de Álvaro Malaquias, o Peixão, idealizador e chefe do tráfico de drogas do Complexo de Israel, para expandir os territórios dominados pelo TCP em Duque de Caxias e em bairros da Baixada Fluminense que atualmente não estão sob domínio de nenhuma facção. Entre os moradores desses bairros que se tornaram alvos da facção criminosa, estão policiais do estado do Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com o delegado, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (19) para falar sobre a operação em Parada de Lucas, Wendel foi o idealizador do ataque criminoso na Rodovia Washington Luiz (BR-040), no dia 16 de março deste ano, para impedir a entrada de policiais em uma comunidade de Duque de Caxias. Na ocasião, uma das pistas da BR-040 foi fechada por seis caminhões sem as chaves.
Ônibus também foram incendiados em quatro pontos de Duque de Caxias: na Avenida Presidente Kennedy, em Pilar; na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, em Gramacho; na Avenida Automóvel Clube, em Santa Cruz da Serra; e na Avenida Trinta e Um de Março, no Parque Paulista. Os criminosos também atearam fogo em carros e entulhos. 
"Para desviar a atenção da polícia, ele orquestrou e instaurou essa política de terror. Colaram fogo em ônibus na Rodovia Whashington Luiz, carretas ficaram paradas no Trevo das Missões. Ele era o nosso maior alvo na 60ª DP", disse o delegado da distrital.
Veja imagens do ataque no dia 16 de março deste ano:
Além de 'Noventinha', o criminoso Fábio Rosendo de Jesus, vulgo 'Chapoca', também foi preso na operação desta sexta-feira (19). A dupla estava foragida da Justiça do Rio. 'Chapoca' era o segurança do tráfico de drogas do bairro de Parque Paulista e fazia a segurança dos pontos de drogas de comunidades do Complexo de Israel com 'Noventinha'. Contra Fábio constava um mandado de prisão por tráfico de drogas e condutas afins; contra Wendel, um por homicídio e dois por tráfico. A dupla foi localizada em um esconderijo bem elaborado e com segurança reforçada em Parada de Lucas. Eles não ofereceram resistência.
Os 17 presos na operação são: Rato, uma das frentes da Cidade Alta; Soldado, Chapoca, BG, Curral, Magal, Pivete - todos considerados soldados na comunidade Parada Geral -; Noventinha, integrante do tráfico da comunidade Cinco Bocas; e Stuart, gerente da Cidade Alta.
Ao todo, 15 fuzis, uma metralhadora .30, 1 metralhadora ponto 50, munição, granadas e drogas foram apreendidos. A Polícia Civil estima que o prejuízo para a facção tenha chegado a R$ 1 milhão.