Paulo Pereira, de 19 anos, conhecido como Surfista da Penha, tinha anotações criminais por roubo e era investigado por latrocínioReprodução

Rio - Paulo Sérgio Ferreira Pereira, conhecido como 'Surfista da Penha', de 19 anos, e um homem suspeito, ainda não identificado, morreram após serem baleados em um confronto na tarde desta quarta-feira (31) em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio.
Informações preliminares apontam que os criminosos trocaram tiros com policiais militares perto da Comunidade do Quitungo. Imagens que circulam nas redes sociais mostram um carro atingido por diversos disparos. Questionada, a Polícia Militar não respondeu sobre a atuação de equipes na ocorrência.
Segundo a Polícia Civil, agentes da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foram ao local para realizar a perícia. A especializada instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da morte dos dois homens.
'Surfista da Penha' era considerado foragido da Justiça desde março deste ano. Paulo possuía seis anotações pelos crimes de roubo qualificado e um inquérito em andamento, de 2022, por latrocínio (roubo seguido de morte).
De acordo com o Portal dos Procurados, Paulo Sérgio era das comunidades do Quitungo e Guaporé, em Brás de Pina, e vinha, juntamente com sua quadrilha, roubando vítimas na região. Investigações apontam ainda que ele possuía fortes ligações com traficantes da Vila Cruzeiro, em especial com Edgar Alves de Andrade, o 'Doca da Penha' ou 'Urso', e um traficante conhecido como 'Belão', que deu aval aos crimes.
Segundo a polícia, 'Surfista da Penha' costumava recrutar adolescentes para a quadrilha.