Estrada da Saudade, em Japeri, na Baixada Fluminense, não foi asfaltada pela prefeituraDivulgação

Rio - Moradores do município de Japeri, na Baixada Fluminense, denunciam o abandono por parte da prefeitura em uma das principais vias da região, a Estrada da Saudade, que liga o bairro Engenheiro Pedreira à cidade de Queimados, também na Baixada. Em imagens enviadas ao DIA, gravadas na manhã desta quarta-feira (31), é possível ver que um longo trecho da via está sem asfalto e moradores precisam passar por cima do barro escorregadio. Devido às péssimas condições de locomoção, a única linha de ônibus que atendia a população deixou de circular e carros, em dias de chuva, chegam a atolar na pista. Veja os vídeos abaixo.
O pedreiro Cristiano, morador de Engenheiro Pedreira, gravou um dos vídeos a caminho do trabalho. Na gravação, ele relata que os moradores sentem muita dificuldade para sair de casa. Cristiano também cobrou ações eficientes da prefeitura e dos vereadores que fizeram promessas na época das eleições. "Ninguém consegue passar, quando a gente tenta passar, olha o que acontece", diz ele mostrando um veículo atolado no barro. "Não tem condição de andar em uma estrada dessa. Não tem ônibus escolar, não tem ônibus para o morador ir de Engenheiro Pedreira até Queimados. Cadê a prefeitura? Cadê os vereadores?", questionou o pedreiro.
Em um segundo vídeo, gravado por outro morador na manhã desta quarta-feira (31), é possível ver um homem que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) tentando se locomover para chegar à sessão de fisioterapia. O rapaz, que teve o lado esquerdo paralisado por conta do problema de saúde, aparece nas imagens sendo ajudado por quatro vizinhos, enquanto um outro morador carrega o andador dele.
"Tem que atravessar ele de um lado para o outro para pegar um outro carro. São quatro carregando ele porque está muito escorregadio. Isso aqui está um absurdo, estamos sem condições nenhuma. Até a pé está ruim de passar. Estamos abandonados pelo poder público", denunciou o morador.
Veja os vídeos:
Uma cratera também se abriu na estrada, dificultando ainda mais a passagem dos pedestres. Estudantes da região estão com dificuldades para ir às aulas, já que o percurso até lá se tornou bastante perigoso. "As nossas crianças não estão indo à escola, é essa situação aí", completou o morador.
A moradora Zenaide Guedes conta que a população está sem transporte público há uma semana. "Não passa ônibus, carro, moto... Procuramos a prefeitura e lá consta como se essa estrada estivesse asfaltada, mas não está. A prefeita colocou pó de pedra e abandonou. Isso está assim há pelo menos 30 anos", disse.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Japeri ainda não se pronunciou sobre as denúncias e se a Estrada da Saudade está incluída no plano de obras do órgão. O espaço está aberto para manifestação.