Furtos de energia foram retirados por agentes da EnelDivulgação / Enel

Rio - Uma operação conjunta da Enel e da Polícia Civil encontrou, nesta quinta-feira (1), furto de energia elétrica em três estabelecimentos no Centro de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Os responsáveis por um salão de beleza, um bar e uma pensão foram presos em flagrante e liberados após pagamento de fiança.
De acordo com a Enel, peritos realizaram uma vistoria nos estabelecimentos e encontraram "gatos", ligações diretas na rede da companhia que não passam pelo aparelho de mediação de consumo. As irregularidades foram retiradas e os suspeitos encaminhados à 76ª DP (Niterói), onde pagaram fiança no valor de R$ 1,5 mil. A ação também contou com apoio do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).
Em nota, a distribuidora informou que, além de ser crime, o furto de energia afeta a qualidade do serviço prestado e põe em risco a vida de quem manipula a rede elétrica. "As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia", afirmou.  
Para denunciar furto de energia, o cidadão pode entrar em contato com a Enel por meio do site ou do aplicativo da empresa.