Inscrições podem ser realizadas na sede da Uerj, em Rio Comprido, ou pelo siteRedação O Dia

Rio - A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está com inscrições abertas para o pré-vestibular comunitário gratuito e para o programa de educação de jovens, adultos e idosos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (ProejaiCAp-Uerj). O cadastro pode ser feito até a próxima segunda-feira (12).
O ProejaiCAp-Uerj é um lançamento da universidade. Pessoas que queiram ampliar seus conhecimentos referentes aos ensinos fundamental I e II e médio ou cursar o pré-vestibular comunitário podem se inscrever pelo site do Prossim Uerj ou presencialmente na sede da escola, no Rio Comprido. É necessário ter idade mínima de 15 anos para participar da seleção.
Ao todo, são 220 vagas no programa de ensino e 60 no pré-vestibular, incluindo as reservadas a estudantes comprovadamente carentes (com renda bruta mensal familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo) que sejam oriundos da rede pública, negros, pardos e indígenas, LGBTQIAP+ ou pessoas com deficiência, além de técnicos administrativos, filhos de técnicos e filhos de docentes da Uerj.
O sorteio público será realizado em 21 de junho. Já o início das aulas, que vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h30, está previsto para o dia 3 de julho.
"O objetivo dessa iniciativa é alfabetizar e ampliar a escolaridade dos alunos, atuando na formação de leitores e escritores, além de cumprir um compromisso social da Uerj com aqueles que tiveram o direito à educação negado em algum momento da vida. São indivíduos que não conseguiram o acesso ou precisaram sair da escola por diversos motivos de ordem pessoal, sobretudo pela necessidade de trabalhar", explica a professora Andrea Fernandes, coordenadora do programa.
O curso será dividido em blocos equivalentes ao ensino regular, com duração projetada de um ano cada, dividido em três trimestres, mas que podem ser reduzidos ou estendidos de acordo com o desenvolvimento individual do aluno.
O CAp-Uerj fica na Rua Barão de Itapagipe 96, Rio Comprido. As inscrições também podem ser feitas pelo site.