Feira Ofício Arte e Cultura no MAMDivulgação

Rio - Pela primeira vez, o Rio de Janeiro receberá a Feira Ofício, que vai ser realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, na Zona Sul da cidade. O projeto, que se estabeleceu como um negócio pró-mulheres, tem o intuito de gerar autonomia e renda como forma de combate ao machismo e à violência de gênero. Serão 50 estandes de empreendedoras paulistanas e cariocas, com peças de técnicas diversas, da moda à decoração. O evento vai acontecer nos dias 10 e 11 de junho, das 10h às 18h, com entrada gratuita. 
A idealizadora da Rede Ofício, Ana Ribeiro, reforça a missão de criar uma situação de conforto e autonomia financeira para mulheres. "Hoje, após a pandemia, criamos uma loja com 40 marcas, para além das 70 marcas presentes nas feiras de rua em São Paulo. Algumas dessas marcas vivem exclusivamente da renda gerada na loja e na feira", disse.
A Rede funciona atualmente por meio de uma loja física, localizada no bairro paulistano Vila Buarque, uma loja online e pelas feiras de rua. Para a edição carioca, estão confirmadas cerca de 30 marcas de São Paulo e 20 do Rio de Janeiro. Alguns dos destaques da edição são as marcas Antes do Fogo, Remonta Véia Das Planta, Ubu editora, O que vai ter na janta, Essa moça tem bossa, Nani Jewels, Astrarô, Tara, Maná dos Ceramistas, Âmbar Aromas, Na Casa da Memória, Claravelas Bambu, Casa apolinária, Estúdio Lagarta, A / Z, Ladotê e Fito.
Criada com o objetivo de fortalecer e valorizar a produção local, manual e independente, a Ofício é uma rede de mulheres com uma curadoria que reúne projetos conscientes e práticas sustentáveis, que atua na cidade de São Paulo.
O MAM-RJ fica na Rua Av. Infante Dom Henrique, 85 - Aterro do Flamengo.