Cartaz colocado nas árvores envenenadas da Rua Afonso Pena, na TijucaFoto: Max Leone
'O assassino de árvores vai se dar muito mal', diz cartaz em tronco envenenado na Tijuca
Na fase atual do inquérito, síndicos de prédios da região estão sendo ouvidos
Rio - "O assassino de árvores vai se dar muito mal". Cartazes com esses dizeres foram colados nos troncos envenenados da Rua Afonso Pena, na Tijuca, Zona Norte, nesta terça-feira (6). A frase diz respeito ao caso denunciado por moradores no início do mês de abril, quando foi identificada a condição precária do tronco das árvores.
O laudo técnico da Polícia Civil, divulgado no último dia 25, identificou a presença de veneno. De acordo com o delegado Wellington Vieira, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), os cartazes colados nas árvores serão incluídos no inquérito policial.
Ainda segundo Vieira, a autoria do crime é desconhecida. Na fase atual do inquérito, síndicos de prédios da região estão sendo ouvidos por agentes da DPMA.
Relembre o caso
O caso de envenenamento foi registrado no dia 10 de abril, após moradores do bairro perceberem a condição das árvores. A Secretária Municipal de Ambiente e Clima (SMAC) confirmou a existência dos sinais de envenenamento e encaminhou para a polícia. Visualmente, as árvores tinham manchas azuis e perfurações no tronco.
Conforme relato de moradoras ouvidos pelo DIA, naquela ocasião, a estratégia para evitar novos casos era aumentar o número de câmeras de segurança e pedir apoio a polícia. Caso o responsável seja identificado, poderá ser multado em até mil reais por árvore danificada e responder por crime ambiental.
A Rua Afonso Pena é uma das ruas mais tradicionais do bairro da Tijuca. As árvores que a arborizam são provenientes da Mata Atlântica do nordeste brasileiro.
Informações e denúncias sobre o envenenamento das árvores podem ser enviadas para o Disque Ambiental, através do número (21) 98596-7496.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.