Cartaz colocado nas árvores envenenadas da Rua Afonso Pena, na TijucaFoto: Max Leone

Rio - "O assassino de árvores vai se dar muito mal". Cartazes com esses dizeres foram colados nos troncos envenenados da Rua Afonso Pena, na Tijuca, Zona Norte, nesta terça-feira (6). A frase diz respeito ao caso denunciado por moradores no início do mês de abril, quando foi identificada a condição precária do tronco das árvores.
O laudo técnico da Polícia Civil, divulgado no último dia 25, identificou a presença de veneno. De acordo com o delegado Wellington Vieira, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), os cartazes colados nas árvores serão incluídos no inquérito policial. 
Ainda segundo Vieira, a autoria do crime é desconhecida. Na fase atual do inquérito, síndicos de prédios da região estão sendo ouvidos por agentes da DPMA. 
Relembre o caso
O caso de envenenamento foi registrado no dia 10 de abril, após moradores do bairro perceberem a condição das árvores. A Secretária Municipal de Ambiente e Clima (SMAC) confirmou a existência dos sinais de envenenamento e encaminhou para a polícia. Visualmente, as árvores tinham manchas azuis e perfurações no tronco. 
Conforme relato de moradoras ouvidos pelo DIA, naquela ocasião, a estratégia para evitar novos casos era aumentar o número de câmeras de segurança e pedir apoio a polícia. Caso o responsável seja identificado, poderá ser multado em até mil reais por árvore danificada e responder por crime ambiental.
A Rua Afonso Pena é uma das ruas mais tradicionais do bairro da Tijuca. As árvores que a arborizam são provenientes da Mata Atlântica do nordeste brasileiro.
Informações e denúncias sobre o envenenamento das árvores podem ser enviadas para o Disque Ambiental, através do número (21) 98596-7496.