A Feira de São Cristóvão teve grande movimentação neste domingo de dia dos paisTatiane Siqueira/Agência O DIA

Rio - Cariocas aproveitaram este domingo de dia dos pais (13) para celebrar com suas famílias, na Feira de São Cristóvão, no Centro do Rio. Pais e filhos foram até a feira de tradiçõespara curtir a tarde e trocar presentes. Apesar do dia nublado e frio, a Praça Mauá, na Região Portuária, também teve grande movimentação devido à data. 
Nascido no Ceará, o ajudante de caminhão José Armando, 40 anos, contou que costuma visitar a feira de São Cristóvão no dia dos pais para celebrar com seus filhos e relembrar sua infância com os próprios pais. Como o pai dele continua morando no Nordeste, a saudade aperta nesta época do ano. 
"É bem difícil [passar longe dele], né? Porque ir para lá comemorar o dia dos pais é muito longe e muito caro. Então as vezes a gente se fala por chamada de vídeo. Como hoje a tecnologia está bem avançada, a gente mata a saudade assim. Eu lembro que, antigamente, usava cartão para ligar de orelhão. Hoje a gente faz chamada de vídeo e conversa face a face", contou José. 
O gestor cemiterial João Batista Alves, 43, foi com os três filhos para almoçar na feira. "Sempre no dia dos pais a gente vem aqui. Aqui é um local aonde meus filhos aprendem sobre a cultura nordestina e eles gostam muito, tem as comida típicas. Eles amam os shows, os pratos, os brinquedos e lembrancinhas", afirmou.
O comerciante Paulo Cesar da Silva Rosa, 55, foi à feira por escolha da filha. Ele contou que acordou lembrando do pai dele, que faleceu há 34 anos. "Minha relação com ele era ótima. Sinto muito saudade dessa época porque ele eram muito rígido, me ensinou muito e devo muita coisa a ele. Criei meu filhos como ele. Ele se foi e hoje de manhã estava pensando nele. Nossa, que saudade do meu pai", lembrou Paulo Cesar. 
Há 18 anos no Rio, o garçom nordestino Hernades Paes, 34, construiu a família na cidade após se mudar ainda jovem. "Aqui eu relembro minhas raízes, vou comer a comida que eu gosto. Até porque a gente tem saudade do nordeste. Sinto saudade do meu pai, mas sempre ligo para ele por chamada de vídeo", disse.
Na Praça do Mauá, pais também resolveram passear com seus filhos para conhecer o local. Foi o caso de Erick Mesquita e as filhas Maria Eduarda e Maria Luiza. "Foi um passeio muito maravilhoso. A bastante tempo já tínhamos vontade de conhecer o Museu do Amanhã e aproveitamos o dia dos pais para juntar o útil ao agradável", contou.