Armas apreendidas durante ação após PM ser ferido no Morro do JordãoReprodução

Rio - Um policial militar foi ferido por estilhaços de tiros depois de um ataque de criminosos, neste domingo (13), no Morro do Jordão, entre os bairros Tanque e Taquara, na Zona Oeste do Rio. O local registrou intensas trocas de tiros em pleno Dia dos Pais devido a uma disputa territorial entre milicianos e traficantes.
Segundo a Polícia Militar, equipes do 18º BPM (Jacarepaguá) foram atacadas na comunidade por criminosos armados. A corporação não informou se houve revide dos agentes. Um PM ficou ferido por estilhaços, foi socorrido por outros policiais e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Taquara. De acordo com a PM, ele se encontra fora de perigo.
Depois, os agentes registraram trocas de tiros em uma área de mata entre o Jordão e a comunidade da Chacrinha, na Praça Seca. Traficantes do Comando Vermelho (CV) se esconderam na região para confrontar milicianos que tentaram tomar o controle do Morro do Jordão.
Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram acionados para dar apoio aos agentes do 18º BPM no local. Na Chacrinha, as equipes entraram em confronto armado com criminosos. Dois suspeitos foram localizados feridos com um fuzil e uma pistola. Ambos foram socorridos e encaminhados à UPA da região.
Momentos de tensão
Moradores do Morro do Jordão viveram um dia de tensão, neste domingo (13), devido a intensas trocas de tiros na região. A comunidade é palco de uma disputa territorial entre traficantes e milicianos.
Informações preliminares apontam que integrantes de uma milícia tentaram tomar o controle da localidade do Comando Vermelho (CV), o que gerou intensos confrontos desde a parte da manhã. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a intensidade da troca de tiros em pleno Dia dos Pais.
Ainda segundo relatos, traficantes do CV, que se esconderam em áreas de mata da comunidade, venceram a disputa e expulsaram milicianos que tentaram dominar a região. Uma gravação mostra criminosos comemorando a vitória.
A Zona Oeste é palco, desde o ano passado, de disputas territoriais entre traficantes e milicianos. A região foi dominada por grupos paramilitares por anos, mas recentemente o tráfico de drogas, em busca de expandir pontos de venda, conseguiu tomar o controle da milícia em diferentes comunidades.