Eder dos Santos Almeida, dono da consultoria de investimentos Lyon InvestDivulgação

Rio- O empresário Eder dos Santos Almeida, dono da consultoria de investimentos Lyon Invest, não compareceu à Delegacia de Defraudações (DDEF), na Zona Norte do Rio, nesta terça-feira (29), para prestar depoimento. Eder, que havia sido intimado na última sexta-feira (25), é investigado por aplicar golpes milionários em investidores que já haviam sido lesados pela G.A.S. Consultoria Bitcoin, empresa que tinha como sócio Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como 'Faraó dos Bitcoins'.

De acordo com o delegado que investiga o caso, André Leiras, até o momento, a defesa de Eder não apresentou nenhuma justificativa para a ausência. “Vou intimá-lo novamente. O investigado não compareceu, tampouco sua defesa”, relatou ao DIA. O depoimento foi remarcado para a próxima segunda-feira (4), às 11h.

De acordo com a Polícia Civil, algumas vítimas já prestaram depoimento. Estima-se que pelo menos 50 pessoas foram lesadas por Eder nos últimos meses.
Conforme apurado pela reportagem, Eder é o único dono da Lyon Invest, empresa aberta em outubro de 2021. O empreendimento tem sede na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, mas está fechado desde o início de julho.
Segundo as investigações, Eder atraia os clientes falando que havia aberto a empresa para ajudar investidores lesados pela G.A.S. O combinado era dar um retorno de 10% sobre o valor investido, porém, no início do ano a realização dos pagamentos começou a apresentar atrasos expressivos no pagamento. Poucos meses depois, os clientes perceberam que o empresário havia bloqueado eles e desaparecido com o dinheiro.  

Nas redes sociais, a Lyon Invest se apresenta como uma mesa proprietária que opera "sem risco e com capital próprio". Na descrição também está a informação que eles oferecem cursos, treinamentos e mentorias. A última publicação da consultoria foi feita no dia 15 de abril deste ano. O site também está fora do ar.
De acordo com a Delegacia de Defraudações (DDEF), diligências seguem em andamento para esclarecer o caso.