Ônibus rosa destinado exclusivamente para uso das mulheres começou a rodar ontem nas ruas: faz o trajeto Central do Brasil-Miguel CoutoBruno Kaiuca

Rio - Começou a circular, nesta terça-feira (5), um ônibus rosa da empresa Tinguá, que faz o trajeto Central do Brasil - Miguel Couto, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O coletivo, destinado a mulheres, faz parte da campanha "Não dê Carona ao Assédio", com objetivo de evitar casos de importunação sexual nos ônibus e vans intermunicipais.
O micro-ônibus tem capacidade para 34 passageiros e não tem diferenciação no valor da tarifa. O primeiro ônibus rosa circula às 5h e às 8h, saindo de Miguel Couto e às 16h e às 19h30 saindo do Terminal Américo Fontenelle, no Centro do Rio.
De acordo com o presidente do Detro-RJ, Leonardo Martins, durante uma pesquisa da ouvidoria, na Central do Brasil, foi constatado que 97% das mulheres gostariam de ter um ônibus só para elas. "Levamos a demanda ao secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, que aprovou o projeto e vem nos incentivando na campanha ‘Não dê Carona ao Assédio’. Nossa ideia é expandir o ônibus para outras linhas e empresas”, afirmou.
Para a ouvidora do Detro-RJ, Karina Continentino, a importunação sexual nos transportes públicos é algo que precisa e deve sempre ser combatido. "O ônibus rosa dá mais conforto e segurança para as mulheres poderem ir e vir do trabalho, estando mais protegidas”, ressaltou Karina, que acompanhou o lançamento do ônibus, na Central do Brasil.
De acordo com o órgão, não haverá redução no quadro de horários dos ônibus originais da linha, sendo o ônibus rosa um adicional à grade.