Clima tempo na Praia do Pontal e Recreio, Rio de Janeiro, nesta Terça-feira (05).Pedro Ivo/ Agência O Dia

Rio - A chegada de uma frente fria mudou a cara da cidade, no início da tarde desta terça-feira (5), com a presença de nebulosidade, ventos fortes e pancadas de chuva em alguns bairros. De acordo com o Centro de Operações Rio, foi registrado pico 20 mm/h em duas estações de monitoramento do município até 12h20, com chuva ainda sendo registrada às 15h. A mudança provocou a entrada da cidade em estágio de mobilização.
A chuva forte atingiu principalmente regiões da Zona Norte, alguns pontos da Zona Sul e do Centro, onde até às 14h30 ainda havia registros de bolsões d'água na Avenida Presidente Vargas e também na Rua São José.
Rio em estágio de mobilização

O COR informa que o município entrou em Estágio de Mobilização às 12h20 desta terça, 05/09/2023, devido ao registro de chuva entre 5,1 e 20mm/h em pelo menos duas estações. Previsão de chuva moderada a forte nas próximas 3 horas:… pic.twitter.com/2eu6j99WS4

Na praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, poucos cariocas se aventuravam a entrar no mar no início da tarde. O mar revolto por causa do vento forte e o céu nublado afastavam os banhistas da faixa de areia.
Segundo o painel de monitoramento do Sistema Alerta Rio, até às 15h, a chuva era moderada na Ilha do Governador, Zona Norte, e fraca em pontos do Centro, em Botafogo e também no Leblon, na Zona Sul.

Nas últimas 4h, os bairros com maior registro de chuva foram a Tijuca, Santa Teresa, Anchieta e São Cristóvão, na Zona Norte, Saúde, no Centro, e Laranjeiras, na Zona Sul.

O Alerta Rio informa ainda que a mudança de tempo no município é resultado da passagem de uma frente fria que causa nebulosidade, vento forte e aumenta a probabilidade de chuva. A chegada da massa de ar gelado vai abaixar a temperatura máxima de 35°C desta terça para 23°C nesta quarta-feira. A mínima prevista também apresenta queda de 19°C para 16°C nas próximas 24h.