Rio - O céu parcialmente nublado não desanimou quem pretendia aproveitar o último dia de feriadão da Independência ao ar livre no Rio de Janeiro. Encorajados pelo calor, cariocas e turistas lotaram as praias da cidade, neste domingo (10), que não tem previsão de chuva e pode registrar máxima de 31º C. Com ventos fracos a moderados (de até 51,9 km/h), a mínima prevista para hoje é de 18ºC. Ao longo dos próximos dias, o tempo vai permanecer estável na cidade.
fotogaleria
A Praia de Ipanema, na Zona Sul, ficou com as areias cheias por quem queria relaxar, o mar foi tomado por banhistas e atletas praticando esportes e diversas pessoas ainda aproveitaram o dia para se exercitar, pedalando ou correndo na orla. Turistas também passaram o feriado conhecendo e revisitando os principais pontos turísticos. Morando em Arapongas, no Paraná, a psicóloga Elaine Oliveira, 33, esteve no Rio pela primeira vez com um grupo de amigos e contou que já planeja voltar outras vezes.
"Foi a minha primeira vez na cidade, não conhecia o Rio. Eu amei, ficamos hospedados em Copacabana, conseguimos conhecer a Praia de Copacabana, Ipanema e Barra, o Cristo, Museu do Amanhã e os barzinhos na região da Lapa. Minha experiência foi incrível, acho que consegui aproveitar bastante e fazer coisas prazerosas, já que sempre incentivo meus pacientes a equilibrar lazer e responsabilidade. Eu ouvia falar (das praias), mas fiquei surpreendida com as águas do Rio e toda beleza da vista que representa o Rio de Janeiro. É maravilhoso. Não queria ir embora, sem dúvidas, voltarei", afirmou a turista.
Em sua terceira visita, a psicóloga paulista Marcela Melo, de 32 anos, que também veio ao Rio com o grupo, disse que pôde conhecer novos lugares, como a Lapa e Botafogo, e continua encantada como se fosse a primeira vez. "(Ainda) tinha alguns lugares para conhecer. Conheci a Praia da Barra da Tijuca e gostei bastante. A Lapa, à noite fomos em uma bar com música ao vivo, muito legal, me diverti muito, aproveitamos bem. Eu amo praia, para mim, renova as energias, consigo me encantar toda vez que venho", disse a psicóloga.
O promotor de Justiça Geraldo Mendes, de 39 anos, trouxe a família à cidade para comemorar o aniversário da mulher. Vindo de Santos, no litoral de São Paulo, também com os filhos, os pais e a sogra, ele conta que já esteve no Rio diversas vezes e, além da Praia de Ipanema, passearam pela Praia de Copacabana e Lagoa Rodrigo de Freitas. "A viagem foi ótima, viemos comemorar o aniversário da minha esposa. Sempre que venho, volto mais apaixonado pela cidade, apesar de todos os problemas, o Rio ainda é um destino encantador".
Previsão do tempo
Além dos tempo estável, a semana será de altas temperaturas no município, segundo o Sistema Alerta Rio. Nesta segunda-feira (11), por conta dos ventos úmidos vindos do oceano, haverá variação da nebulosidade, com céu parcialmente nublado a nublado, mas não há previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados, com máxima e mínima previstas de 34ºC e 17ºC.
Na terça (12) e quarta-feira (13), devido ao posicionamento de um sistema de alta pressão sobre o oceano, ocorrerá redução da nebulosidade e também não há previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados e, no período da tarde, a umidade relativa do ar poderá apresentar valores próximos de 30%. Os termômetros devem registrar máximas de 35ºC e 36ºC e mínimas de 18ºC e 19ºC, respectivamente.
Na quinta-feira (14), a aproximação de uma frente fria pelo oceano vai influenciar o tempo, deixando o céu parcialmente nublado a nublado e trazendo pancadas de chuva moderada, a partir da tarde, que podem passar de 6,4mm/15min em pelo menos um ponto do Rio. Os ventos estarão moderados a fortes (entre 52 km/h a 76 km/h) e a máxima prevista é de 38ºC, com mínima de 17ºC.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.