Bienal do Livro no Rio Centro na Barra da Tijuca, neste domingo (03)Cléber Mendes/Agência O Dia
Edição de 40 anos da Bienal teve 5,5 milhões de livros vendidos
Evento deste ano recebeu mais 600 mil visitantes e bateu recorde de vendas
Rio - A edição comemorativa de 40 anos da Bienal do Livro, que reuniu mais de 300 autores, recebeu a 600 mil visitantes e teve 5,5 milhões de livros vendidos. De acordo com os organizadores do evento, a edição de 2023 bateu o recorde de vendas, com média de nove livros por pessoa.
"Esta é a maior Bienal de todos os tempos. Desde a criação da nova marca mais interativa até tornar o festival um patrimônio cultural do Rio, a intenção era que a cidade se apropriasse da Bienal e isso realmente aconteceu! Tradicionalmente, recebemos um número maior de visitantes aos fins de semana e quando há feriados, mas a distribuição de público foi muito bem equilibrada, inclusive nos dias de semana e em dias lindos de sol – nem a praia conseguiu competir!", comentou Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, responsável pela produção da Bienal.
"Estamos falando do livro como ponto de partida ou chegada, a partir de uma transversalidade com os mais diversos tipos de mídia, porque os assuntos tratados no livro físico também viram séries, filmes, games, música, e isso garante que as histórias possam atrair mais pessoas formando novos leitores, já que o livro é sempre o protagonista", comentou a diretora, em entrevista coletiva neste domingo (10).
Para todos os públicos
Com mais de 200 horas de programação, a proposta desta edição foi trazer diferentes formatos e narrativas. Além de grandes autores e celebridades, editoras independentes marcaram presença, oferecendo um cardápio para todos os gostos: do universo geek ao cristão, passando por política, quadrinhos, mangás, romances e histórias brasileiras.
Entre as novidades, destaque para os formatos "Em Primeira Pessoa", "Páginas no Palco" e o "Páginas na Tela", que movimentaram a Estação Plural, um dos mais importantes espaços da festa. Havia ainda um novo local de diversão e efervescência, batizado de "Palavra-Chave". Nesta edição, o número de estandes é recorde: mais de 300.
A Bienal do Livro também preparou um espaço exclusivo para programação infantil. Pensando em estratégias que estimulassem a formação de novos leitores, o evento ofereceu uma área de 600 m2, com três ambientes e homenagem ao clássico "Alice no País das Maravilhas", especialmente para os pequenos.
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