Rio registra aumento de testes positivos para Covid-19 à 7 semanas Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Rio - Os indicadores de monitoramento da Covid-19 apresentaram crescimento entre os dias 23 de julho e 9 de setembro deste ano, período que corresponde às últimas sete Semanas Epidemiológicas. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES). Os registros apontam maior quantidade de testes positivos para Covid-19 , assim como aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
O Governo chama a atenção para o crescimento de idosos doentes. Em agosto, foram registrados 421 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave a mais que em julho, nas UPAs estaduais. Nesse grupo, também cresceram os internados por Covid-19, embora não haja aumento de óbitos nos últimos meses.
Outro ponto que preocupa os especialistas é a baixa cobertura vacinal no estado do Rio. Somente 16% da população acima de 18 anos tomou a dose bivalente de reforço contra o Coronavírus. Em setembro, a capital registrou os três primeiros casos da nova subvariante, a Éris (EG.5).
Nesta segunda-feira (11) a Secretaria de Estado de Saúde lança um boletim semanal para apontar a evolução dos indicadores precoces de monitoramento. Dentre os dados divulgados estarão o número de testes de Covid-19 realizados, percentual de positivos, número de atendimentos de SRAG nas UPAs da rede estadual de saúde e o número de leitos SRAG solicitados ao Sistema Estadual de Regulação.
*Reportagem da estagiária Bruna Bittar, sob supervisão de Iuri Corsini