A ETA Guandu precisou ter a sua capacidade de produção de água tratada reduzida para viabilizar a execução de um reparo na Elevatória do LameirãoDivulgação / Cedae

Rio - Moradores de diversos municípios da Baixada, Centro, zonas Sul e Norte, ainda enfrentam problemas com falta de água após um reparo na Estação de Tratamento de Água Guandu que foi finalizado na tarde da última quarta-feira (13). De acordo com a Águas do Rio, o fornecimento do serviço segue retornando de forma gradativa.

Ainda segundo a concessionária, a previsão desde o encerramento do reparo era de que o fornecimento fosse regularizado em até 48 horas, podendo levar mais tempo em regiões elevadas e nas pontas de rede. As principais áreas afetadas na Baixada Fluminense são Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti, além de bairros do Centro, zonas Norte e Sul.

Nas redes sociais, moradores ressaltam a persistência da falta de água na região há dias.
De acordo com a Cedae, anteriormente trabalhando com 95% da capacidade desde as 22h20 de segunda-feira (11), a produção de água foi regularizada às 15h55 desta quarta-feira (13), após a conclusão de manutenção eletromecânica emergencial na Elevatória do Lameirão. 
O reparo foi realizado por conta de um problema eletromecânico em uma unidade de bombeamento da Elevatória do Lameirão, que compõe o Sistema Guandu.